Comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento

22-10-2010 17:50

Dia Mundial da Alimentação No Agrupamento de Escolas de Ansião, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com Sopas e Frutas, grande azáfama e muita informação.

Ao longo do dia 18 de Outubro tiveram lugar três palestras, orientadas pela Nutricionista da DREC -  Dr.ª Catarina Solnado, de manhã para todas as turmas do sexto ano da Escola B2,3 de Avelar, no início da tarde para todos os alunos do sexto ano da Escola B2,3/S de Ansião e depois para todos os alunos do décimo segundo ano, sobre "Distúrbios Alimentares - Obesidade, Anorexia e Bulimia".

Durante a sessão foram sublinhados aspectos importantes tais como: a alimentação como um dos factores que mais influencia o crescimento e o desenvolvimento da criança e do adolescente; importância de realizar 5 a 6 refeições por dia; nós somos o que comemos; vantagens de uma alimentação saudável; a nossa cultura alimentar tradicional é benéfica- alimentação mediterrânica; informações da roda dos alimentos; Obesidade o que é? Factores que a influenciam? Doenças associadas?; importância da leitura das informações contidas nos rótulos dos alimentos; o que é a Anorexia nervosa? Sintomas? Consequências?; o que é a Bulimia? sintomas? Consequências?

Foram ainda apresentadas e debatidas algumas curiosidades sobre o tema.
Durante a sessão, verificou-se uma participação vincada por parte dos alunos e dos Encarregados de Educação presentes, os quais manifestaram algumas preocupações relativas às opções alimentares dos jovens.

Os alunos do sexto ano das duas escolas do Agrupamento elaboraram nas aulas de Ciências da Natureza cartazes sobre diversos distúrbios alimentares e sobre receitas de sopas características da região, que foram expostas em diversos pontos da escola, folhetos " diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens", marcadores de livros e construíram rodas de alimentos.

A equipa do PESES elaborou e expôs uma colecção de cartazes sobre os legumes que fazem parte das sopas e sobre frutas, com diversas curiosidades sobre estes vegetais, como a origem e a história, a composição em nutrientes, os efeitos terapêuticos e algumas receitas originais, confeccionadas com cada um, inspirados no livro "Top 100 alimentos para o sistema imunitário" de C.HAIGH, que decoraram outros espaços das duas escolas.

A actividade com maior visibilidade foi da responsabilidade e organização dos alunos da turma A do décimo segundo ano, na disciplina de Área de Projecto, que estiveram a vender legumes frescos e frutos secos e dinamizaram um espaço designado Barraquinhas Saudáveis onde serviram um almoço saudável, constituído por sopa (caldo verde com broa, e sopa juliana), salada com massa, atum ou frango, ovo e legumes , sandes também rica em legumes, sumo de laranja natural e taças de fruta fresca, para toda a comunidade escolar, que aderiu em pleno, e para o qual tiveram a pronta colaboração dos Encarregados de Educação.

Resultou uma actividade muito equilibrada e participada, onde se pretendeu sensibilizar toda a comunidade escolar de ambas as escolas para uma alimentação saudável e para a promoção e educação para a saúde.

:: Ver fotografias deste evento ::

 

A Equipa PES-ES

Voltar