Comemoração da carta dos Direitos Humanos no AEA

03-01-2016 20:21

    O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por parte da Assembleia das Nações Unidas. A ONU adotou esta declaração com o objetivo de evitar guerras, promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos.

    Os alunos do Clube Europeu do AEA, clube da responsabilidade e dinamizado pela professora Luísa Lopes, quiseram também assinalar essa data, pelo que realizaram um filme para lembrar a importância dos Direitos Humanos, contando com a participação da comunidade escolar, com muitos alunos, funcionários administrativos, assistentes operacionais e professores. Os alunos solicitaram a 35 pessoas que lessem uma versão simplificada de cada um dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, após a recolha dessas imagens e som, foi criado um filme, legendado, cuja banda sonora foi o tema Imagine, de John Lennon. Esse filme foi transmitido continuamente na escola, através da TV Escola, no dia 10 de dezembro, e também publicado no blogue do clube.

    Por que é importante conhecermos estes direitos? Quem não conhece os direitos humanos não reclama sobre eles. A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, logo, exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Devemos saber que os Direitos Humanos surgiram a partir de conquistas históricas que se concretizaram para garantir o bem-estar do indivíduo. São os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos, um conjunto de direitos considerados indispensáveis para uma vida humana com liberdade de pensamento, de expressão, de dignidade e igualdade perante a lei.

    O filme realizado pelo Clube Europeu pode ser visto em https://goo.gl/2ZQFIJ ou https://clubeeuropeuansiao.blogspot.pt/

 

Professora Angélica Oliveira

 

Voltar