Comemoração do “Dia da Filosofia” na Escola Dr. Pascoal José de Mello, AE de Ansião

03-01-2016 20:20

    Realizou-se no passado dia 19 de novembro, na Escola EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello, Ansião, a comemoração do “Dia Mundial da Filosofia”, que, em 2002, a UNESCO estipulou que se celebrasse na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano.

    Os professores da área disciplinar de Filosofia da escola, tendo consciência da importância destas ações para chamar a atenção para a importância do espaço de reflexão que a Filosofia assume numa realidade cada vez mais unidimensional e formatada, incluíram no Plano de Atividades do AEA, a comemoração desta data, à semelhança dos anos anteriores.

    Neste âmbito foram realizadas, pelos alunos, diversas atividades que levaram grande dinâmica à escola nesse dia, tendo criado um ambiente geral de alegria, de vida, de participação e de interação entre alunos de diferentes escalões etários. Estas atividades revelaram a enorme criatividade e o espírito de autonomia que os jovens adolescentes possuem e que precisam de ser valorizados e potenciados.

    Algumas das atividades realizadas foram as seguintes:

- Quiz com questões sobre a disciplina de Filosofia e cultura geral relacionadas com Filosofia ("PhiloQuiz");

- Elaboração e uso de máscaras de alguns dos filósofos mais conhecidos;

- Execução de um mural, "um momento, um pensamento";

- Escrita de frases apelativas ao dia mundial da filosofia nos quadros das salas;

- Escrita de folhas biográficas de vários filósofos, colocadas nas portas das salas de aulas;

- Leitura de textos de opinião na rádio da escola;

- Cantinho filosófico - espaço de convívio entre os alunos com fornecimento gratuito de comida “philosófica”;

- Jogo da Memória - jogo de cartas (14), elaboradas pelos alunos, com rostos de filósofos (7) e seus pensamentos (7), com o objetivo de fazer corresponder os seus rostos aos pensamentos. Os jogadores interessados ainda teriam direito a rebuçados fornecidos pela turma.

 

O Coordenador da área disciplinar de Filosofia, Jorge R. Pinto

Voltar