Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

06-01-2020 22:15

O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) tem bem patente no seu Projeto Educativo (PE) o objetivo de ser uma escola de valores:

 

«A Escola deverá aliar a excelência da ação educativa ao humanismo da sua intervenção e estar orientada para o desenvolvimento pleno e equilibrado dos seus alunos, enquanto seres individuais conscientes da importância do seu papel no mundo global,(…) .A Escola tem como missão formar os alunos enquanto indivíduos providos de competências académicas e/ou profissionais e de princípios de cidadania, capazes de se tornarem cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e direitos[…]»).

 

    São vários os projetos que se desenvolvem ao longo do ano letivo que têm como objetivo cumprir os desígnios atrás referidos do PE.

    Assim, mais uma vez, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora no dia 10 de dezembro foi amplamente destacado com diversas iniciativas, desenvolvidas com trabalho colaborativo entre Biblioteca Escolar (BE), Clube Europeu, área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento (CD), projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), Clube de teatro “O Mellinho”, TvEscola, e CATL – Cáritas.

    As atividades desenvolveram-se de 10 a 17 de dezembro, distribuídas pela Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM) e pela Escola Básica n.º 2 de Avelar (EB2A), envolvendo os 3 níveis de ensino, 2.º e 3.º ciclos e secundário. Destacaram-se, entre outras atividades, as seguintes:

- A Exposição “Move-te por valores”, uma iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto, sediado no Instituto Português do Desporto e Juventude, lançada em 2017, e que, em parceria com o projeto EEPE, teve como objetivo promover os valores europeus, como a solidariedade, a paz na europa, estilos de vida saudáveis, a interajuda entre os jovens, e a plena cidadania europeia. Esta exposição itinerante teve como objetivo dar a conhecer várias histórias verídicas que se passaram no desporto, tendo como elo comum entre elas a presença de um conjunto de valores. A visita à exposição foi dinamizada pela BE que elaborou um guião explicativo dos vários relatos de casos verídicos;

- A Construção de um mural com trabalhos artísticos alusivos a cada um dos direitos explanados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os trabalhos foram realizados nas aulas de CD e no COJ;

    No âmbito do projeto “Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência - Ser Bully é ser fraco!”, realizaram-se, nas EBPJM e na EB2A, duas sessões alusivas ao tema, orientadas por dois agentes da GNR da Escola Segura. No dia 10 de janeiro, duas psicólogas da Câmara Municipal irão também dinamizar sessões com todos os delegados e subdelegados de turma do 5.º ao 9.º ano, bem como os alunos do curso profissional e todos os alunos do Clube Europeu e EEPE;

    Por outro lado, a Tv Escola, no período de 10 a 13 de dezembro, passou, na televisão interna da escola sede, vários vídeos alusivos aos Direitos Humanos.

 

    Já no dia 17, o clube de teatro “O Mellinho” apresentou na escola sede, uma peça de teatro “A Estrela”, um texto escrito pelos elementos do clube, contendo uma mensagem humanitária com espírito natalício.

    Na EB2A foi montada a exposição “Os chapéus dos Direitos Humanos”. A exposição teve como mote o Art.º 0, “Direito a um planeta habitável” e foi composta por trabalhos artísticos elaborados com materiais reciclados, tendo como base chapéus de chuva. A cada trabalho está associado um dos artigos da declaração dos direitos humanos. Na composição dos chapéus colaboraram a Fundação D. Fernanda Marques, a Fundação Nossa Sr.ª da Guia, e o Centro de Ocupação Juvenil (COJ) da EB2A.

    Ainda na EB2A constituiu-se um cordão humano entre os alunos, com a troca de pulseiras/fitas, contendo uma mensagem humanitária.

    No AEA, encerrou-se o 1.º período letivo com estas mensagens educativas, partilhando a convicção de que “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo(Nelson Mandela).

    Votos de Boas Festas!

 

Professora Paula Simões Cotrim

 

Voltar