Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

22-10-2018 17:12

    No dia 16 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) levou a cabo diversas iniciativas divertidas, gostosas, pedagógicas, degustativas e de cariz multidisciplinar, com o apoio da Biblioteca Escolar, 

Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica, EVT, Centro de Ocupação Jovem (COJ) e Projeto de Promoção da Saúde e Educação Sexual (PESES). Estas ações, no âmbito do Dia da Alimentação, visaram informar, promover e alertar os alunos bem como toda a comunidade escolar, para o impacto de uma opção alimentar saudável na Saúde e Bem-Estar, acompanhando assim os pontos de referência do Projeto Educativo do agrupamento. Algumas das atividades traduziram-se na promoção do refeitório da escola, de forma a incentivar os alunos a optarem pelo mesmo, à hora do almoço; na degustação gratuita de vários snacks saudáveis, gostosos e fáceis de executar; na confeção de queijo fresco (com o apoio de uma encarregada de educação); na cozedura de pão (por uma professora); mercadinho caseiro, com produtos frutícolas e hortícolas dos quintais de alguns pais. Foram ainda dinamizadas atividades de promoção da leitura, nas Escolas do 1.º Ciclo e nos Jardins de Infância, pelas professoras bibliotecárias, com a animação da história “Uma sopa especial”. De salientar ainda que, de entre todas as atividades dinamizadas, o “Mercadinho Caseiro”, cujos produtos foram oferecidos pelos encarregados de educação, teve como objetivo a angariação de fundos que reverterão a favor dos animais abandonados. Assim, sendo uma preocupação do AEA educar para a Solidariedade, desta vez foram os nossos “amigos” do canil municipal de Ansião que ficaram a ganhar, pois os alunos do 6.º ano da Escola EBS Dr. Pascoal José de Mello em breve se deslocarão ao canil municipal para a entrega de muitos quilos de ração!

O Dia da Alimentação foi um dia diferente, com a participação de muitos! Não teve apenas a preocupação de alertar para uma alimentação saudável e impacto na saúde de todos nós e de cada um, mas também lembrar que o valor moral da solidariedade que deve conviver connosco, todos os dias!

 

Equipa dinamizadora do Dia da Alimentação

 

Voltar