Comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

21-12-2018 17:54

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos que delineia os direitos humanos básicos foi adotada pela Organização das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Comemorou-se este ano o 70.º aniversário desta data, em que  países de todo o mundo se uniram para definir princípios orientadores para promover a paz e a democracia e fortalecer os Direitos Humanos.

    Num tempo em que vemos a violência a crescer, de forma preocupante, é obrigação da Educação lembrar que cada indivíduo e cada órgão da sociedade devem ter em mente esta declaração e esforçar-se por 

fazer com que a mesma constitua um ideal comum a ser atingido por todos.

    No cumprimento desse dever, o AEA, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião (CMA), organizou um conjunto de atividades educativas que, acreditamos, ficarão na memória dos nossos jovens alunos e servirão de aprendizagem para que possam ser cidadãos contribuintes para o respeito e a paz entre as nações.

    A partir de uma ideia original da professora Natália Sapinho, da Biblioteca Escolar, foram construídas duas árvores que designámos por “Árvore dos Direitos Humanos” e colocadas na Praça do Município, em Ansião, e na Praça Costa Rego, em Avelar.

    Todo o processo de construção das árvores teve um denominador comum, partilha e solidariedade. A madeira foi oferecida pela empresa Martos & C.ª Indústria e Comércio de Madeiras e Derivados, Lda de Leiria, a montagem foi da responsabilidade do Município e a pintura e gravação de frases foi criação de alunos do 9.º ano e das professoras Janina Silva e Natália Sapinho.

    Pelas 11h00, saiu da escola Dr. Pascoal José de Mello, em direção à Praça do Município, a Marcha dos Direitos da Criança protagonizada por alunos do 5.º ano que, no âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, organizaram um conjunto de cartazes alusivos ao tema e que foram exibidos durante a marcha. Esta iniciativa foi da responsabilidade da professora. Maria José Cristóvão e enquadra-se na Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas de Ansião”, cujo objetivo é formar os alunos do AEA, para serem cidadãos informados e conscientes dos problemas que hoje assolam o mundo em que vivemos.

Os alunos do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu também participaram ativamente nesta cerimónia. Alguns encarnaram a personagem de reconhecidos nomes, que estiveram ligadas à defesa dos Direitos Humanos em várias nações, através de estátuas humanas expostas na Praça do Município entre as 11h00 e as 12h00 deste dia. Outros exibiram os 30 artigos da Carta Universal dos Direitos Humanos num desfile ao som da emblemática música “Imagine” de John Lennon, na voz do Diogo Santos e da Mariana Cotrim, musicalmente acompanhados pelo professor Nuno Sá da Escola DomD’Arte, que também se associou ao Agrupamento nesta causa.

A cerimónia terminou com a inauguração oficial da árvore, que ficará na praça durante a época natalícia, e com palavras de esperança num futuro assente em valores que defendam a dignidade humana, proferidas pela Sr.ª Diretora Ermelinda Mendes, Subdiretora Isabel Serra, Sr. Presidente da Câmara, António José Domingues, e pelo vice-presidente, Jorge Paulo Fernandes.

Na Escola Básica n.º 2 do Avelar, o dia foi assinalado com a Inauguração de uma Exposição e às 11h45 foi formado um enorme Laço Humano Branco com alunos e outros elementos da comunidade escolar, numa iniciativa de apelo à paz organizada pelo Clube Europeu e a Biblioteca Escolar.

A educação constrói-se também fora da escola com a vivência de momentos como este, resultantes de um trabalho colaborativo com a autarquia, com a Biblioteca Escolar, transversal e articulado com os objetivos do Projeto Educativo, do Plano Anual de Atividades, da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, e com objetivos de projetos como o Clube Europeu e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

No Dia Internacional do Direitos Humanos, viveu-se história e construiu-se futuro no Agrupamento de Escolas de Ansião, num verdadeiro momento de educação.

 

Professora Paula Simões Cotrim

 

Voltar