Comemorou-se a Europa no Agrupamento de Escolas de Ansião

20-05-2021 18:31

    No dia 9 de maio, comemorou-se o Dia da Europa, assinalando o aniversário da histórica Declaração Schuman, em 1950.

    Esta declaração, do então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso proferido em Paris, expôs uma visão nova sobre a relação e cooperação política entre os países da Europa, nesta altura ainda devastados pelos efeitos da 2.ª Guerra Mundial.

    Esta visão inovadora para a época, tentava apagar os rancores criados pelas guerras, da primeira metade do século XX, e assentava numa perspetiva de colaboração e manutenção da paz. Propunha ainda a criação de uma comunidade de interesses comuns e encarregada de gerir a produção do carvão e do aço. Menos de um ano depois, era assinado um tratado que criava a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), precursora da Comunidade Económica Europeia (CEE), tendo esta dado origem, posteriormente, à atual União Europeia (UE).

    O AEA fomenta o espírito de colaboração e de cidadania europeia através da dinamização do seu Clube Europeu (CE), nas Escolas Básica n.º 2 de Avelar (EB2A) e Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM), em Ansião, e do Programa de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (PEEPE), tendo os alunos participantes levado a cabo uma série de iniciativas comemorativas deste dia.

    Os alunos do CE e PEEPE, da EBSPJM, de Ansião, celebraram este dia, comemorando também a Declaração Schuman e o Clube Europeu, criado no ano letivo de 1991/1992, através da gravação de um podcast, que teve como locutores os alunos do 11.º ano Pedro Madruga, Miguel Silva e Joana Pereira, contando, desta vez, com a presença da Sr.ª Prof.ª Isabel Serra, Subdiretora do AEA, e impulsionadora da fundação deste clube, que, simpaticamente, acedeu ao seu convite. Esta conversa, gravada no Estúdio da Rádio Escola, foi o primeiro momento de vários, ao longo do mês de maio, dedicados à celebração do Dia da Europa.

    Neste encontro, contemplou-se o passado do CE, prestes a celebrar 30 anos de existência. A sua fundadora, resumidamente, deu conta de algum do trabalho desenvolvido pelo clube, referindo-se ao impacto junto dos alunos e respetivas famílias do concelho, bem como de alunos de inúmeros países europeus com os quais foram desenvolvidos projetos internacionais, inseridos em Projetos Comenius, Erasmus, eTwinning, e em outras parcerias que se prolongaram para além dos projetos e, mais recentemente, o PEEPE.


    Após uma perspetiva histórica sobre o papel da UE e o seu impacto no mundo e na vida dos cidadãos dos países que a compõem, falou-se no seu presente e nos desafios que se preveem para o futuro: as alterações climáticas, o seu relacionamento com o mundo, as migrações, a transição para o mundo digital. Os jovens indicaram ainda estratégias e objetivos para um mundo melhor, referindo a urgente redução da poluição, a sustentabilidade, a neutralidade carbónica, a utilização dos recursos de forma eficiente, a restauração da biodiversidade e a transição digital justa e inclusiva.

    Entenderam todos, também, que é necessário haver um reforço constante da democracia na Europa, papel de que nenhum país se deverá demitir. Registaram a função de Portugal enquanto detentor da Presidência do Conselho da UE e assinalaram a Cimeira Social do Porto, um evento que decorreu, nesta altura, na cidade do Porto, cujo objetivo é garantir que enfrentamos os desafios do presente e do futuro não deixando ninguém para trás.

    Na conclusão, os intervenientes desejaram a todos um Feliz Dia da Europa, desejando que esta continue a contribuir para a preservação da paz no mundo e para o bem-estar de todos. Este podcast pode ser ouvido na íntegra aqui: https://anchor.fm/ruido-de-fundo

    Também respondendo ao desafio lançado pela Coordenação Nacional do PEEPE, os alunos do CE / PEEPE do AEA abraçaram o desafio de criar postais eletrónicos, partindo do conceito “A ponte de mim para o outro”. Os alunos começaram por fotografar pontes reais do concelho de Ansião e, depois, estenderam a ideia de PONTE, criaram outras ligações metafóricas e captaram imagens, escreveram legendas e deram uma nova dimensão à palavra PONTE. Partiram da Família, como uma ponte para a vida; da Escola, como uma ponte para o futuro; de Portugal, como uma ponte para a UE e da UE, como uma ponte para a PAZ. Veja os postais criados pelos alunos aqui: https://youtu.be/zcSAkLwAtQY

    Outra das iniciativas concretizadas por estes alunos foi a realização de um vídeo que interligou este tema (“A ponte de mim para o outro”), com o assinalar do ano de 2021, como o Ano Europeu do transporte ferroviário, que era um dos temas do Plano de Atividades do CE.

    O vídeo com o título Interrail Virtual, como o próprio nome indica, leva-nos numa viagem de comboio por algumas das capitais europeias, descobrindo sítios, pontes, monumentos, paisagens e histórias…, concluindo-se nas palavras do aluno Pedro Madruga: “Tal como quase tudo este ano, também o Interrail teve que ser virtual, tivemos que em casa imaginar a Europa. Já as pontes, essas, não importa a sua forma, o seu conceito mantém-se sempre o mesmo. Algumas acabaram por cair, outras foram melhoradas, há umas que ainda estão em construção e outras por construir e a União Europeia, a nossa maior ponte, esta ponte de azul, banhada a ouro que faz hoje anos, e que liga 27 países entre si e ao mundo. E por isso uma ponte tornou-se muito maior do que o que o significado permite, tornou-se na passagem de cultura, de ideias, de desenvolvimento, de ajuda, de comércio, de projetos, de 446 milhões de pessoas que todos os dias, independente do lugar, passam sempre por esta ponte”.

    Este Interrail Virtual pode ser acedido em https://youtu.be/Bmi0XpJSI7Y

    Os alunos do CE da EB2A (9.º F), com a colaboração da Biblioteca Escolar, dinamizaram diversas atividades: criaram um postal com base nas fotografias tiradas pelos elementos do Clube, salientando o facto de que “Há pontes que só a amizade constrói"; realizaram o Jogo “Interrail pela Europa”, que foi disputado pelas duas turmas de 7.º ano (E e F), levando os alunos a conhecerem e localizarem pontes emblemáticas e estações ferroviárias históricas de vários países da Europa; e elaboraram um mapa, com a aplicação thinglink, sobre os corredores ferroviários e pontes da Europa, que pode ser visto em: https://www.thinglink.com/scene/1446081682598789122

    A finalizar, gostaríamos de dar os parabéns aos nossos alunos do CE e do PEEPE pela entrega e dedicação com que se envolvem na divulgação do espírito e da cidadania europeia, fazendo um trabalho muito meritório em torno da PAZ e do bem-estar dos cidadãos da Europa e do Mundo.

 

Equipa do CE e PEEPE

 

 

Voltar