Comitiva do Agrupamento de Escolas de Ansião de visita à Finlândia

25-01-2013 15:04

 

Helsínquia, 21st of January, five o´clock in the morning.

    A madrugada de manto branco esperava-nos na grande capital finlandesa. Aterragem perfeita para a comitiva portuguesa do projeto Comenius Regio, cuja candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal ao programa Aprendizagem ao Longo da Vida, tendo como parceiro as escolas de Ansião e de Kaarina bem como os respetivos Centros de Saúde. Este projeto, preparado ao pormenor pelos vários intervenientes sob a coordenação de Isabel Serra, em Ansião, tem como tema “Healthy and Wealthy in Europe” e da comitiva fizeram parte 21 alunos, do 9.º e 10.º anos das escolas Pascoal José de Mello, em Ansião, e Escola Nº2 de Avelar, as docentes Luísa Lopes, Isabel Cisneiros, a diretora Ermelinda Mendes, da CMA o vice presidente Fernando Inácio e vereador Miguel Peres, e Célia Mendes, representante do Centro de Saúde. Recorde-se que os parceiros finlandeses da escola de Piikkiö, em Kaarina deslocaram-se a Ansião no passado mês de outubro sendo acolhidos pelas famílias de alunos de Ansião e Avelar. That was our turn, now!

    O tema em estudo tem como objetivos não apenas promover as competências das línguas estrangeiras, mas também inovar, implementando estratégias diversificadas relativamente à saúde e bem-estar dos alunos das escolas e ainda recolher boas práticas, partilhando experiências, aumentando o conhecimento de cada um, e motivar para a mudança sempre que as aquelas práticas o justifiquem. O projeto a desenvolver por dois anos (2012-2014) pretende estudar numa primeira fase as rotinas diárias dos parceiros: em casa com as famílias; com os professores nas aulas e na escola, o ambiente vivido em geral, as práticas administrativas e diretivas, bem como o envolvimento das autarquias a nível local na educação; numa segunda fase o enfoque será na saúde e bem-estar – práticas alimentares, cuidados de saúde e forma como usufruem dos recursos escolares; por último, num terceiro momento, serão organizados seminários, visitas, entrevistas, sendo todos os textos produzidos sempre em 3 línguas – português, inglês e finlandês.

    De salientar que os projetos Comenius Regio não se destinam à mobilidade de alunos, no entanto, face ao interesse das partilhas que estas experiências provocam nos nossos alunos, surgindo sempre como um marco familiar de aprendizagens para todos os que se envolvem, entenderam todos os parceiros, e em boa hora, solicitar à Agência Nacional Proalv uma autorização especial para que os alunos nos pudessem acompanhar, a qual foi atendida.

    Acompanharam-nos os alunos: João Mendes (9ºA), Ana Sofia Cardoso (9ºA), José Domingos (9ºC), Gonçalo Rocha (9ºC), Miguel Gonzaga (9ºC), Eunice Rego (9ºE), João Santos (9ºE), Carolina Roque (9ºE), Francisco Cardoso (9ºE), Mariana Oliveira (9ºE), Cátia Santos (10ºB), Joana Tomás (10ºB), Ana Domingues (10ºB), Daniel Marques (10ºB), Ana Margarida Silva (10ºB), Rita Marques (10ºB), Catarina Lopes (10ºC), Mélanie Sá (10ºC), Mélissa Lopes (10ºC), Francisca Medeiros(10ºC) e Vanessa Rosa(9ºE).

    E…uma vez em Kaarina, as rotinas, naturalmente alteradas pelos dias de excitação dos visitantes portugueses, foram experienciadas na escola e nas famílias de Piikkiö.

    À chegada, bem cedo na noite cerrada, pelas 7 horas, as famílias aguardavam-nos simpaticamente junto da escola para nos cumprimentar e recolherem as bagagens dos seus novos hóspedes. Pelas 8 horas, iniciaram o primeiro entusiasmante dia de aulas. Alguma timidez ainda, a descoberta, a diferença na paisagem, qual bilhete postal… caminhar e brincar na neve, cozinhar nas aulas, fazer skating, patinagem no gelo, andar em meias pela escola e em casa, entrar no sossego das aulas, apreciar a calma nos corredores, respeitar o silêncio, jantar às 4 da tarde, adormecer bem cedo para acordar de madrugada, entre outras vivências…

    Para além da presença nas aulas, o programa cultural foi intenso – visita ao Planetário, à catedral e a outros monumentos, receção na Câmara Municipal, sendo um dos pontos altos o cruzeiro, cortando as gélidas águas do mar Báltico...

    Para finalizar e porque o que nos move é a EDUCAÇÃO, antes do voo de regresso, tivemos a oportunidade de visitar a feira da Educação na capital finlandesa - Educa Fair- permitindo ainda aos nossos alunos portugueses prestarem, publicamente, os seus depoimentos quanto às experiências proporcionadas pelos intercâmbios.

    Foram momentos de intenso contacto com diferentes formas de estar e de viver, que conduziram a novas amizades, intensificando outras. Tudo faz crescer e os nossos jovens regressaram certamente mais adultos interiormente e diríamos até, se o ditado popular não nos enganar, que terão mais alguns centímetros, pois, deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Verdade?!

    Que as boas aprendizagens não se esqueçam!

(ver fotogaleria deste evento)

Professoras do AEA

 

     

 

Voltar