Como abordar a educação sexual no 1º ciclo?

25-01-2013 16:30

 

    No passado dia 22 de janeiro, decorreu na sala B5 da Escola EB23/S Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, uma ação de formação, orientada pela Dr.ª Sónia Araújo da APF Centro- Associação para o Planeamento da Família, destinada a docentes do 1º ciclo, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual do Agrupamento de Escolas de Ansião.

    Nesta sessão fez-se uma abordagem à legislação que surgiu ao longo dos tempos relativa à implementação da educação sexual em meio escolar até à presente Lei n.º 60/2009 regulamentada pela portaria 196-A/2010 e que estabelece a educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário e define as respetivas orientações curriculares adequadas.

    De seguida, foram debatidos o conceito de sexualidade, as dimensões, importância, tipos, modelos, valores, objetivos gerais e técnicas mais utilizadas da educação sexual. Foi também sublinhado o papel da escola e da família como complementares. Foram ainda sugeridos materiais que os docentes poderão utilizar nas suas aulas e formas de abordar determinadas questões e comportamentos apresentados pelos alunos.

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexualidade é uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.

    Portanto falar de Educação Sexual  é enfim, falar de VIVER!

Professora Madalena Ferreira

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Notas:

1. Muitos dos materiais recomendados durante a ação de formação podem ser consultados na página principal do blog (https://peses-agansiao.blogspot.pt) , mas também na disciplina do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual do moodle do Agrupamento de Escolas de Ansião (aberta ao público) em (https://agansiao.ccems.pt/course/view.php?id=280);

2. Nas bibliotecas escolares da EB23/S Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, e EB23 n.º2 de Avelar, em Avelar, podem se requisitados e/ou consultados os kits da APF (para o 1.º ciclo e todos os outros ciclos), os VHS e DVD da coleção Flaminia, os jogos do GOSTAR da Graça Gonçalves (Gostarzinho, Sentimentos, Gostar, Flor da Idade) e muitos outros materiais passíveis de serem utilizados em sala de aula com os alunos e também para orientação dos professores, no que toca ao tema debatido;

3. O Gabinete de Apoio Psicopedagógico do Aluno (GAPA) tem ainda mais alguns materiais e também é para ser usufruído pelos alunos do 1.º ciclo e respetivos professores. O GAPA funciona em Ansião e em Avelar, sobretudo nos horários que constam da página inicial deste mesmo blog.

Voltar