Conheces Elvira Fortunato?

15-11-2021 15:09

    Elvira Fortunato é uma cientista portuguesa que nasceu em Almada e fez a sua formação na Universidade Nova de Lisboa, sendo atualmente vice-reitora desta universidade e coordenadora do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat).

    As suas descobertas, relacionadas com a nanotecnologia, deram-lhe um reconhecimento mundial e já lhe valeram prémios nacionais e internacionais, tais como o prémio Pessoa, a Ordem do infante D. Henrique, o prémio Horizon Impact Award e, mais recentemente, o prémio da Liderança Feminina.

    Entre as suas muitas descobertas científicas, estão o transístor de papel, o painel solar flexível e móvel e a microtecnologia.

    O transístor de papel é uma espécie de impressora portátil, constituída por bactérias e materiais semicondutores.

    Os painéis solares portáteis servem para produzir energia solar mais barata e produzir duas vezes mais energia do que os atuais painéis e podem ser aplicados em qualquer dispositivo eletrónico, como um telemóvel, um tablet ou um computador portátil.

    Elvira Fortunato desenvolveu também o primeiro ecrã transparente a partir de um material semicondutor de baixo custo, usando o óxido de zinco, que entra na composição de pomadas para bebés ou protetores solares. Esta tecnologia foi patenteada pela “gigante” eletrónica Samsung e é aplicável, por exemplo, em telemóveis ou computadores, permitindo obter imagens de maior resolução.

Pedro Coimbra, n.º 14, 9.º E

 

Voltar