Consórcio Erasmus plus reúne no centro cultural de Ansião

28-09-2015 10:10

    No âmbito do programa Erasmus Plus, o Centro Cultural de Ansião acolheu os docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e ainda representantes dos Agrupamentos de Escolas de Alvito, Cuba, Serpa, e da Câmara Municipal do Alvito, no passado dia 15 de setembro, para a apresentação dos projetos em consórcio da Câmara Municipal de Ansião, Agrupamento de Escolas de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

    Os projetos, que visam melhorar as competências em línguas estrangeiras dos docentes e alunos, introduzir mais tecnologia e outras metodologias inovadoras na sala de aula, promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica para transformar a educação e conduzir a melhores resultados escolares dos alunos, assentam em três áreas temáticas: Aprendizagem sobre o Empreendedorismo - Educação para o Empreendedorismo; TIC – Novas Tecnologias e Competências Digitais e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e traduzem-se numa excelente oportunidade para professores e técnicos, já que poderão consolidar e adquirir novas competências, as quais serão transferidas para as escolas através de novas práticas que beneficiem os atuais e futuros alunos. Esta reunião iniciou-se com a apresentação de um vídeo promocional do concelho de Ansião e contou com três painéis moderados pelo vereador da educação da Câmara Municipal de Ansião, Jorge Cancelinha.

    No painel 1, O Programa Erasmus Plus e os projetos em Consórcio, intervieram o Presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Ermelinda Mendes, o Diretor da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Fernando Medeiros, e o representante da Câmara Municipal do Alvito e Agrupamento de Escolas de Alvito, Jaime Araújo.

    O Presidente da Câmara de Ansião e os Diretores do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó deram as boas vindas aos presentes e incentivaram à implementação novos projetos promotores de Boas Práticas e de dinâmicas inovadoras, criativas, empreendedoras e facilitadoras do processo ensino aprendizagem e de integração na vida ativa dos jovens do ensino profissional do concelho.

    A encerrar este primeiro painel, Jaime Araújo deu os parabéns a ambos os consórcios, únicos no país, Alvito e Ansião, pois atualmente é muito difícil a aprovação de projetos desta envergadura. Salientou a importância dos mesmos para o desenvolvimento das comunidades escolares e acredita que esta parceria será muito enriquecedora para todos.

    A sessão prosseguiu com o segundo painel, Apresentação dos projetos  KA1 “Learning more to teach better” e “Qualificação Profissional e Escolar – um caminho para a integração no mercado Europeu”, que contou com a participação de Sandra Caneira, técnica de acompanhamento de projeto da Agência Nacional Erasmus +, Isabel Serra, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Ansião e coordenadora do projeto no mesmo agrupamento, e Luís Rocha, coordenador do projeto da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

    Sandra Caneira fez uma apresentação geral do que constitui este programa no que concerne aos seus objetivos, mais-valias e potencialidades, quer na vida dos professores quer na vida dos alunos. Apresentou ainda os seus princípios fundamentais, como por exemplo assegurar o reconhecimento, a disseminação e a multiplicação das aprendizagens.

    Seguidamente, Isabel Serra apresentou o Projeto Learning More to Teach Better KA1 – Learning Mobility of Individuals – School Education Staff Mobility e os Cursos Estruturados destinados à formação de pessoal docente e aprovados: com duração de 3 dias, seis Cursos Estruturados em Empreendedorismo / TIC, a realizar na Finlândia em 2016 e no Reino Unido em 2017; com duração de cinco ou dez dias, 10 Cursos Estruturados em TIC /Ciência e Empreendedorismo na República Checa, em março de 2016, e em Línguas, no Reino Unido, em julho de 2016.

    Este projeto dedicado à formação de pessoal docente vai dar a oportunidade a trinta e dois agentes educativos do nosso concelho de participarem em cursos estruturados no estrangeiro e em melhorar as suas práticas. Foi colocada bastante ênfase na disseminação da formação recebida através da partilha em fóruns de educação, promoção de concursos internacionais de ideias e empreendedorismos e de projetos de partilha com outros parceiros europeus, nomeadamente o projeto Etwinning.

    Concluiu este painel Luís Rocha com a apresentação do projeto Qualificação Profissional e Escolar - Um Caminho para a Integração no Mercado de Trabalho Europeu – KA1 – Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem – Mobilidade de Formandos e Pessoal de Formação Profissional, com a duração de 24 meses (de 01-09-2015 a 01-06-2017), e destinada a estágios de alunos de cursos Profissionais e formação de pessoal.

    O projeto, que visa o desenvolvimento de estágios financiados no estrangeiro para alunos de cursos profissionais, teve início este mês e prolongar-se-á por dois anos. Acrescentou que estão em causa diversas mobilidades em países como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra e Itália, que abarcam jovens em formação profissional inicial, recém-diplomados e pessoal docente e não-docente, da ETP Sicó e do Agrupamento de Escolas de Ansião. Em carteira estão mais de uma centena de estágios (cerca de 130) a propor aos alunos de ambos os estabelecimentos de ensino, existindo, também, a possibilidade do staff das três entidades aceder a outro tipo de estágios/formações. Terminou a sua intervenção, dizendo acreditar que com estas candidaturas e com as dinâmicas geradas em contexto europeu as escolas do município muito terão a beneficiar.

    O terceiro e último painel, Apresentação do Projeto em Consórcio do Município do Alvito, contou com a participação de Jaime Araújo, Alice Batista, Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Cuba, e de Tiago Conceição, ex-aluno do Agrupamento de Escolas de Alvito e campeão europeu de Web developer – 2012. Adstrita. Todos os intervenientes apresentaram os seus projetos, tendo merecido especial atenção por parte dos presentes o último projeto, relógio inteligente com inúmeras funções, desde segurança a informação, pela inovação e complexidade e tempo de execução e, também, pela interação que o seu criador, Tiago Conceição, proporcionou.

    “É também através desta prática em áreas chave e identificadas como prioritárias para ambas as escolas e a partilha de boas práticas entre os parceiros europeus que se espera elevar os nível de educação e qualificação nas nossas escolas e no nosso concelho”.

 

 Professora Angélica Oliveira, Agrupamento de Escolas de Ansião

 

Voltar