Corta Mato Nacional Escolar 2019/20

21-02-2020 21:37

    Nos dias 14 e 15 de fevereiro, teve lugar mais uma edição do Corta Mato Nacional Escolar, que este ano se realizou no Parque das Abadias, na Figueira da Foz. O nosso agrupamento (AEA) fez-se representar pelos alunos Pedro Fareleiro (10.º A), Tomás Terceiro (10.º B), Fernando Pinheiro e Rodrigo Ribeiro (11.º CT-SE), Ivo Silva (12.º A) e Joel Maneira (12.º C), acompanhados pelo professor Vasco Carnim.

    As comitivas, com cerca de 1200 alunos e respetivos professores acompanhantes, chegaram de todo o país e juntaram-se no dia 14 (6.ª feira), cheias de sonhos e com muita vontade de vencer. À sua espera estavam diversas atividades, sendo a de maior destaque a entrada no “Parque Aventura”, um parque temático com atividades de cordas muito desafiantes (escalada, slide, tirolesa, pontes de madeira e muito mais). Escusado será dizer que os nossos alunos deliraram e queriam repetir…. Fica para o ano rapazes! J

    Seguidamente, teve lugar a cerimónia de abertura, oficializando-se a receção de todas as comitivas, com a presença e discursos das mais diversas entidades, a presença do nosso atleta olímpico Rui Silva, e ainda diversas apresentações e exibições culturais e desportivas. Foram momentos fantásticos que inspiraram ainda mais todos os atletas presentes. Parabéns à organização por todo o trabalho e pela excelente organização ;).

        Terminada a cerimónia, as comitivas dirigiram-se aos locais de alojamento para poderem jantar e ter a merecida noite de repouso antes da grande competição.

    No dia 15 (sábado), a alvorada foi às 07h00 da manhã, seguida de um pequeno almoço bem reforçado e partida para o local da prova. Fomos presenteados com um fantástico dia de sol e temperaturas amenas. O local da prova (Parque das Abadias) estava espetacular, cheio de cor e com muito convívio entre os alunos e professores presentes. Uma vez feito o reconhecimento, deu-se início à prova. Os nossos atletas só competiam às 12h00 e a ansiedade ia aumentando! O friozinho na barriga só desapareceu com o tiro de partida, fazendo os nossos campeões arrancar na busca de um sonho. Infelizmente, e apesar de todo o esforço dos nossos alunos, não conseguimos o tão esperado pódio por equipas. A concorrência era muito elevada e os nossos “guerreiros” conseguiram classificar-se em 7.º lugar por equipas.

    Estamos muito orgulhosos de vocês, rapazes! Vocês foram enormes e o vosso esforço foi notório nas vossas caras e na vontade de vencer. O vosso espírito de equipa foi fantástico e portaram-se como uns homenzinhos durante os dois dias do evento. Muitos parabéns e muita força para continuarem a treinar e evoluir.

    Esta presença num Campeonato Nacional do Desporto Escolar é fruto não só do esforço dos nossos alunos e do empenho dos docentes, mas também do apoio da Direção do Agrupamento e da Câmara Municipal de Ansião. Todos juntos começamos a fazer a diferença e a levar cada vez mais longe a “bandeira” do nosso AEA.

 

Professor Vasco Carnim

 

Voltar