Curso de tecnologias e empreendedorismo na educação

24-04-2016 14:35

    Um grupo de professores e técnicos do Agrupamento de Escolas de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó deslocou-se a Praga para frequentar um curso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e Empreendedorismo (ICT in Education /Entrepreneurship), no âmbito do Programa ErasmusPlus.

   

     O curso que decorreu de 28 de março a 1 de abril teve como grande tema “Learning More to Teach Better” e foi destinado a professores do ensino básico e secundário e a técnicos de apoio à docência, interessados em aprender novas competências no âmbito das Tecnologias e Empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver o espírito empresarial, a empregabilidade, a inovação e o sentido de iniciativa, nos alunos.

    Com a frequência do curso, pretendeu-se expandir, nestes profissionais, conhecimentos e capacidades relacionadas com a temática do empreendedorismo e tecnologias da informação e comunicação, de modo a dotar os mesmos de ferramentas que permitam a adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto de sala de aula. Ao longo do curso, foram assim abordados temas como as questões de segurança na net (cyber bullying, ciber stalking, o plágio nos trabalhos académicos; utilização de plataformas on line, na gestão da informação); ferramentas digitais úteis para as práticas pedagógicas - jogos didáticos (Quizziz, Kahoot, Plickers); criação de posters (Brother-CreativeCenter); Weebly project (criação de páginas Web).
    Sendo as novas tecnologias uma matéria incontornável na educação e um dos maiores desafios nas escolas do século XXI é necessário oferecer aos docentes condições para promoção da educação do nosso tempo. O impacto da cultura digital na educação num mundo em que a tecnologia faz parte do dia a dia é um dos assuntos que surge, neste momento, em discussão nos vários países da europa e que importa refletir, analisar e encontrar caminhos. A utilização das TIC em sala de aula é fundamental na motivação dos alunos e nas aprendizagens de novas competências.
O Futuro chegou mais cedo! É urgente criar novos ambientes de aprendizagem.

O Agrupamento de Escolas de Ansião

Voltar