Dezembro, o mês da Cidadania Ativa
24-01-2021 15:39Em dezembro, a Cidadania teve voz ativa no Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA).
A cidadania sempre foi um desafio abraçado pelo AEA, que proporcionou a disciplina de Educação para a Cidadania, como oferta complementar nos 2.º e 3.º ciclos, de 2012 até 2018, data em que a legislação veio implementar como obrigatória, no currículo, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Assim, desde 2018, o AEA apresenta uma Estratégia de Educação para a Cidadania, que visa conceber e implementar a educação para a Cidadania nas escolas do AEA. Este é um documento orientador e transversal, articulado, no quadro do sistema educativo, da autonomia das escolas e dos documentos curriculares, agora, em vigor. Encontra-se ainda em convergência com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), com o Projeto Educativo (PE) e com o Plano Anual de Atividades do Agrupamento (PAAA), com vista à formação dos alunos, para serem cidadãos e cidadãs informados e conscientes sobre os problemas que hoje assolam o mundo em que vivemos.
Apesar do percurso, que a história ao longo dos anos
nos foi mostrando, nos dias de hoje ainda subsistem extremismos e radicalismos, discriminação e intolerância (cultural, económica, religiosa, sexual e racial), desigualdades no acesso a direitos fundamentais que têm gerado graves crises humanitárias.
Outros problemas, como as alterações climáticas e o uso abusivo dos recursos naturais do planeta Terra, são também desafios à educação para a cidadania na escola. Podemos ainda acrescer os avanços tecnológicos que, embora tragam benefícios incontestáveis às sociedades e ao mundo, em contrapartida parecem ter contribuído para a deterioração dos relacionamentos pessoais e sociais, assistindo-se a um crescimento do egocentrismo e ao desrespeito por valores fundamentais.
O AEA acredita que uma educação de qualidade deve, obrigatoriamente, formar cidadãos que cresçam orientados pelos valores de cidadania democrática e europeia, da igualdade, da tolerância, da integração e da diferença, do respeito pelos Direitos Humanos e da sustentabilidade.
Queremos que os nossos alunos venham a ser adultos que conheçam os seus direitos e deveres e que os exerçam, com base no diálogo, de forma responsável, autónoma, solidária, tolerante, democrática, crítica, criativa e participativa.
Foi com base nestes pressupostos que o AEA promoveu durante o mês de dezembro, (mês em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, no dia 5, e o Dia Internacional do Direitos Humanos, no dia 10), um conjunto de atividades no âmbito da Cidadania Ativa. Estas foram realizadas de forma articulada em parceria com a Biblioteca Escolar (BE), o Clube Europeu, a Rádio Bora Lá, as Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, e as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Francês, Educação Visual e Educação Tecnológica.
Assim, promoveu-se a reflexão em torno de competências e atitudes, tais como: conhecer e exercer os seus direitos e responsabilidades; ser tolerante, colaborativo, solidário; e realizar ações no âmbito do voluntariado, para que, no futuro, os jovens venham a ter um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Por outro lado, pretendeu-se também dar a conhecer e enfatizar os projetos, ações, iniciativas /atividades e clubes ativos no AEA, valorizando-os como oportunidades de participação, ação, dando voz aos alunos que neles participam!
Deu-se, ainda, início à campanha “Escola sem Bullying/Escola sem Violência – Embaixadores Anti-bullying”- um projeto lançado no ano letivo anterior, pela Direção Geral de Educação (DGE) e que foi abraçado e desenvolvido pelo AEA, tendo sido obtido um selo e um certificado de qualidade, em reconhecimento do trabalho efetuado.
Divulgaram-se os trabalhos candidatos ao Concurso “Rostos Portugueses na ONU – 75 anos | 75 imagens”; ouviu-se a Canção "Douce France", pelo grupo "Les Enfants du Pays" – criada pelo «Collectif contre la Discrimination» (Coletivo contra a Discriminação), que reuniu mais de 50 artistas e desportistas, abordando a multiculturalidade, a liberdade, a igualdade e os Direitos Humanos; no âmbito do dia do Voluntariado, os alunos da Escola n.º 2 de Avelar criaram cartões com mensagens dirigidas à população sénior da Comunidade Local, “Miminhos de Natal”, que foram entregues na Fundação de Nossa Senhora da Guia, pelos alunos do Clube Europeu. Este grupo de alunos e os alunos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 9.º F realizaram o vídeo “A Voz dos Alunos”, sobre os grandes desafios da sociedade atual, que foi partilhado nas redes sociais. Tratou-se de uma recolha de depoimentos sobre o que preocupa, revolta e indigna os jovens, e sobre as soluções por eles propostas para um mundo mais justo, igualitário e sustentável.
Integrado neste conjunto de iniciativas, houve ainda lugar para o reconhecimento de competências e atitudes dos alunos, relativo ao ano letivo 2019/2020, evidenciado não apenas nos bons resultados escolares, mas também pelo empenho e dedicação em ações meritórias, praticadas dentro e fora da escola nos domínios cognitivo, cultural, cívico e desportivo.
Deste modo, foram entregues aos alunos que se destacaram, os certificados e os prémios oferecidos generosamente pela Câmara Municipal de Ansião, parceira nesta ação educativa de valorização do Mérito Escolar (Mérito Académico, Mérito Artístico, Mérito Desportivo e Mérito de Qualidades Humanas e Cívicas).
Equipa da Biblioteca Escolar
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