Dia Aberto no AEA

22-04-2019 14:22

    No dia 1 de abril, a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, sede do Agrupamento de Escolas de Ansião, abriu as portas à informação sobre prosseguimento de estudos no ensino superior, à experiência laboratorial, ao desporto, à informática, à arte nas mais variadas formas, desde a música, à pintura, à poesia e ao teatro, à língua e cultura inglesas, ao funcionalismo da economia, ao associativismo e aos valores de cidadania europeus. Tudo isto num conjunto de atividades subordinadas ao tema: “PAS - Partilhar Aprendizagens e Saberes!”, na construção do Futuro.

    As atividades foram dinamizadas pelos docentes dos vários departamentos, com o apoio de alunos, na sua maioria do 10.º ano, centradas num objetivo comum, apoiar os alunos na difícil decisão que é definir o seu percurso escolar quando se muda de ciclo de formação. Falamos das transições do terceiro ciclo para o ensino secundário e do secundário para o ensino superior.

    No período da manhã, os alunos dos 11.º e 12.º anos, em vez das atividades letivas habituais, seguiram percursos dentro da escola, previamente definidos para cada turm

a, percorrendo os espaços dinamizados pelas doze instituições de ensino superior que aqui se fizeram representar. Os alunos do 9.º ano das duas escolas do AEA percorreram as salas temáticas e participaram em algumas atividades lúdicas no átrio da escola.

    No início da tarde, houve tempo para os alunos dos 11.º e 12.º anos partilharem informação, interesses e saberes com um grupo de nove alunos universitários, antigos alunos do nosso Agrupamento, divididos por três painéis temáticos designados por “Viver com Saúde”; “Viver em sociedade” e “Viver a Ciência”. Esta atividade, designada por “A Universidade na Escola”, foi organizada pela Associação de Estudantes da EBSPJM.

    Os alunos dos 9.º e 10.º anos foram saber “Quem foi Dr. Pascoal José de Mello”, assistindo a uma palestra dirigida pelo Dr. Manuel Augusto Dias, professor e historiador, autor de vários livros ligados à história do concelho de Ansião.

    Os alunos dos 6.º, 7.º e 8.º anos estiveram ocupados com atividades da Semana da Leitura, organizada pela Biblioteca Escolar e que incluiu sessões de cinema, workshops de poesia e palestra com a escritora, Prof. Doutora Helena Henriques.

    A partir das 16H00, toda a escola se reuniu no átrio para apreciar o desfile Miss e Mr. Escola, organizado pela Associação de Estudantes. Na abertura e intervalo do desfile, apreciámos o grupo de dança, formado por alunas do 8.ºano, as Powerful Girls.

    Uma equipa, constituída por alguns docentes, Serviços de Psicologia, docentes da Biblioteca Escolar e a Direção, apoiada por um largo conjunto de professores e assistentes operacionais, organizaram toda esta dinâmica que transformou a escola, neste dia, num espaço de aprendizagem diferente, mas também de considerável valor em Educação e Formação para a Vida.

 

Professora Paula Cotrim

 

Voltar