Dia do Diploma 2018

01-10-2018 16:55

    No arranque do ano letivo 2018/2019 do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), realizou-se, no dia 14 de setembro, na sua escola sede, mais um Dia do Diploma. Esta cerimónia visa a congratulação de alunos, escola e famílias no final de uma importante etapa de vida, a conclusão de 12 anos de escolaridade.

    Para esta cerimónia foram convidados os alunos e seus familiares, professores e restantes funcionários do AEA e ainda várias entidades parceiras do Agrupamento, nomeadamente o Município, representado pelo Sr. Presidente e Srs. Vereadores, Juntas de Freguesia e algumas associações do concelho.

    A abertura do evento foi uma explosão de energia física apresentada pela classe de acrobática do NDA. Foi exibida uma excelente demonstração de ginástica acrobática pelo treinador Bruno Felizardo e a atleta Sandra Mendes.

    Durante a cerimónia, usaram da palavra a Srª Diretora do AEA, o Sr. Presidente do Conselho Geral e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ansião. Todos se dirigiram de modo especial aos alunos finalistas, felicitando-os pelos sucessos já alcançados, reforçando que na continuação dos seus percursos de vida não deverão perder de vista os valores de respeito pelos outros, dos deveres da cidadania, de ligação à família e às suas origens e de empenho na concretização de sonhos com espírito empreendedor. Os jovens finalistas foram sensibilizados, pelos oradores, para se prepararem para um contexto de vida em que é necessária uma adaptação às constantes mudanças sociais, climáticas, políticas, entre outras, que caracterizam já este século XXI.

    A cerimónia foi graciosamente conduzida por dois alunos do 11.º ano, Carla Cardoso e Afonso Fareleiro. Este último foi intercalando a apresentação com brilhantes momentos de magia, que contribuíram para animar o público presente.

    Para sublimar esta cerimónia contribuíram as intervenções musicais da Sociedade Filarmónica Ansianense S.ta Cecília e da Sociedade Filarmónica Avelarense.

    Os titulares deste dia de festa receberam os diplomas de final de curso e foram destacados aqueles que no seu percurso atingiram o patamar do mérito académico, de acordo com os critérios definidos no Regulamento Interno deste Agrupamento. De igual modo, não menos importante, foram laureados com uma menção honrosa os que se destacaram pelas suas qualidades humanas e cívicas, registadas pelos seus colegas e professores.

    Este evento foi também aproveitado para reconhecer a participação de alguns destes alunos finalistas como Embaixadores Juniores no projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, um projeto que decorreu no ano letivo transato, tendo como objetivos desenvolver valores humanos sensíveis à paz entre os povos e à prática de uma verdadeira democracia europeia, entre outros. A Sr.ª Subdiretora do AEA fez uma breve síntese das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto e da valorização que o mesmo trouxe à escola e aos alunos que nele participaram.

    Por último, foram agraciados os três alunos com melhor classificação final de curso, do ensino regular, e a melhor classificação nos cursos do ensino profissional.  A estes alunos foram atribuídos prémios pecuniários com o apoio da Câmara Municipal. Foram contempladas com esses prémios quatro alunas: Cláudia Sofia da Silva (Curso Profissional Técnico de Multimédia); Daniela Filipa Cancelinha (Curso de Ciências e Tecnologias do Ensino Regular), em terceiro lugar;  e as alunas Carolina Simões Cotrim e Margarida Fernandes Lopes, em primeiro lugar ex aequo (Curso de Ciências Sócio-Económicas do Ensino Regular). Estas três alunas estão já a prosseguir estudos em Engenharia Biomédica na Universidade de Coimbra, em Gestão na Nova SBEda Universidade Nova de Lisboa, e no ISEG da Universidade de Lisboa, respetivamente.

    A cerimónia terminou com um Porto de Honra, um agradável momento de confraternização entre todos os presentes.

    O AEA felicita todos os alunos finalistas e espera que somem muitos momentos felizes nos seus percursos de vida não esquecendo que: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” (Paulo Freire)

                                                                                             

Professora Paula Simões Cotrim

Voltar