Duas saídas da Escola

25-06-2025 16:11

     Na sexta-feira depois do feriado de Ansião, Dia da Espiga, foi dia das crianças da Lagarteira comemorarem e viverem a tradição…de manhã já a animação reinava no Centro Escolar, pois os colegas da sala dos 1º e 2º anos resolveram juntar-se a nós. O tempo estava quente, então a água e os chapéus na cabeça não podiam esquecer. Iniciámos a caminhada, fazendo uma paragem no Largo da Igreja, onde a primeira parte do farnel já soube muito bem, para repor energias; depois de umas brincadeiras naquele local, onde tanto gostamos de ir, lá continuámos a caminhada rumo ao campo. Foi uma manhã recheada de correrias, pequenas caminhadas, contemplação, risos e muitas brincadeiras com a mãe Natureza como cenário. Quando a barriguita deu sinal, deu-se início ao picnic tão esperado e desejado, onde não faltaram os belos e saborosos petiscos colocados nas respetivas mochilas pelas famílias de cada criança. No regresso, apanhámos as plantas e flores que compõem o raminho da espiga: a espiga (pão, alimento), os malmequeres branco e amarelo (prosperidade, ouro e prata), a papoila (alegria e amor), e o raminho da oliveira (luz e paz). Ao chegarmos à escola, lanchámos o que sobrou do farnel e regressámos a casa com o nosso raminho da espiga. Até para o ano!

     No dia 9 de junho aconteceu a nossa Visita de Estudo ao Dino Parque á Lourinhã. Bem cedinho já estávamos na escola com o nosso farnel às costas e cheios de vontade de ir à aventura; quando o autocarro chegou, e era grande, já trazia os meninos e meninas de Chão de Couce, entrámos, ocupámos os nossos lugares, sem esquecer o cinto de segurança e seguimos até ao Alvorge, onde entraram as crianças que já nos esperavam à porta do seu Jardim de Infância. Lá seguimos viagem, algumas crianças ainda fecharam os olhos, para terminarem o soninho da noite. Parámos na área de serviço da Nazaré, onde fomos à casa de banho e em seguida comemos o nosso lanche da manhã, que soube muito bem; o que não gostámos muito foi de uns mosquitos pequeninos verdes e amarelos que por ali andavam em grande quantidade, a blusa da Paula e a camisola da Graça deixaram de ser brancas para ficarem cobertas pelos insetos, até nos cabelos se enfiavam, os marotos…lá continuámos a viagem mais algum tempo (a Lourinhã fica longe…), até que chegámos ao destino. Depois do autocarro estar estacionado, tirámos as mochilas com o farnel e lá entrámos no Parque. “Olha Paula, um dinossauro tão grande em cima da porta!...”.

    Como a barriguita já dava horas novamente, procurámos o Parque de merendas e fomos almoçar os nossos deliciosos farnéis preparados pelos nossos pais, em seguida participámos de uma atividade de modelagem, onde cada um de nós brincou com barro e fizemos dinossauros, ovinhos e outras coisas, foi bom modelar o barro. A seguir iniciámos a grande aventura de procurar os dinossauros, estavam espalhados por vários caminhos, uns eram grandes, outros muito grandes, outros mais pequenos, também vimos outros animais muito grandes, um mamute, um urso gigante, aprendemos algumas coisas sobre estes animais que viveram há muitos anos no nosso planeta, vimos também animais marinhos, como baleias e tubarões. Havia um dinossauro muito gigante que era muito comprido e a sua cabeça chegava a uma ponte de madeira, onde nós subimos para o ver todo. Andámos muito pelos vários caminhos e também brincámos num parque com várias coisas para fazermos ginástica. Foi muito interessante e divertida a nossa visita ao Dino parque e no regresso, depois de termos lanchado, todos aproveitámos a viagem para dormir, pois o cansaço era muito e a viagem grande. Todos não, a Iana não adormeceu, não fosse algum dinossauro vir connosco

    Beijinhos para todos dos meninos e meninas do Jardim de Infância da Lagarteira e Boas Férias                                                             

 

Voltar