EcoEscolas

11-02-2019 15:55

    O projeto EcoEscolas, na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, continua a ser uma valiosa ferramenta no âmbito da Educação Ambiental.

    No dia 4 de janeiro, a escola convidou uma empresa privada do distrito de Leiria, a “Martos”, para mostrar aos alunos do 5.º ano e do secundário — área de Ciências Sócio-Económicas—, um exemplo de Economia circular com objetivos ambientais.

    A matéria-prima do trabalho da empresa é a madeira e todos os resíduos são reciclados para produção de vários produtos e aproveitamento de energia para próprio consumo. O aproveitamento de biomassa, matéria orgânica que pode ser utilizada na produção de energia, é uma das valências ambientais da empresa. Além do aproveitamento energético de baixo custo e do facto de ser menos poluente que outras fontes energéticas, o uso de biomassa contribui para a limpeza das florestas reduzindo o risco de incêndio.

    Ao deslocar-se às escolas, a empresa oferece também um contributo pedagógico e formativo aos jovens e adolescentes do distrito onde desenvolve a sua atividade económica, para a defesa ambiental e preservação do nosso planeta Terra.

    A empresa “Martos” foi também parceira do Agrupamento de Escolas de Ansião, na atividade do dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, tendo oferecido a madeira para a construção das árvores dos Direitos, inauguradas nesse dia.

Professora Paula Cotrim

 

Voltar