Entrevista à Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dr.ª Ermelinda Mendes

26-11-2011 22:41

A professora Ermelinda Mendes é diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião há alguns anos. Um grupo de alunos do 8.ºano, turma A, foi entrevistá-la, no âmbito das disciplinas de Atividades de Apoio ao Estudo e Língua Portuguesa.

Questão: Como é que foi a sua vida escolar?

Resposta: Foi um percurso escolar regular, fiz os meus estudos em Moçambique, o 1.º e 2.ºanos. Depois estudei na aldeia de Ota, ainda na escola primária, pois o meu pai estava naquela base. Depois, o meu percurso, do 5.º ao 9.º anos, foi efetuado no Externato de Bombarral. O ensino secundário foi no liceu das Caldas da Rainha e o ensino superior na Universidade de Aveiro, onde estudei durante cinco anos.

Questão: Por que é que escolheu ser professora? Tinha outro(s) desejo(s) para o seu futuro?

Resposta: Eu queria ser muitas coisas, psicóloga, arquiteta, pintora, guia turística e também queria ser professora… na minha infância. A minha brincadeira favorita era juntar as minhas bonecas, fazer um caderninho para cada uma e escrevia cópias, fazia ditados e desenhava umas bonecas. Umas cópias tinham muitos erros, outras tinham poucos. Isso demonstra que o meu futuro profissional era ser professora. Antes de entrar na universidade, estava indecisa e foi a minha mãe que me disse:

- Mimi, eu acho que tu devias ser professora, é uma profissão muito bonita para uma senhora e, além disso, tens muitas férias (risos).

Na verdade adoro ser professora.

Questão: Por que razão se candidatou ao lugar de Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião?

Resposta: Eu, apesar de não ter nascido em Ansião, tenho aqui todas as minhas raízes. Os meus pais são de cá, eu vivi cá e estudei (durante algum tempo) aqui, e também os meus filhos fizeram o seu percurso escolar desde a pré-primária ao 12º ano, em Ansião. Gostei tanto da forma como eles foram instruídos e educados nesta escola que achei que era bom estar à frente de uma instituição que ajudasse os filhos das outras pessoas, tal como os meus, a terem bons resultados. Portanto, eu sinto esta escola como minha, porque é a minha terra e gostava de contribuir para o sucesso escolar das outras crianças, tal como já alguém contribuiu para o sucesso escolar dos meus filhos.

Questão: Gosta do cargo que desempenha?

Resposta: É bom, mas às vezes sinto falta do contacto com os alunos, pois aprendemos muita coisa com os nossos alunos. Mas, estar a trabalhar nos bastidores e poder decidir coisas, na perspetiva de que estamos a fazer o melhor possível, também é bom.

Questão: Quais as maiores dificuldades que encontrou enquanto diretora?

Resposta: A maior dificuldade que encontrei é a gestão das relações humanas. É sempre muito difícil, porque, muitas vezes, aquilo que é dito, não é bem entendido. A gestão das relações inter-pessoais traz algum desgaste e consome muita energia e tempo, bem como o modelo de avaliação dos professores.

Questão: Como estão a correr as obras na nossa escola?

Resposta: Estão a correr de forma bastante rápida. Vamos mudar em breve. A requalificação da escola está dividida em duas fases: a primeira é a construção de um edifício novo e a remodelação de dois; na segunda fase, vai ser demolido o pavilhão B e requalificado o pavilhão D.

Questão: Acha que vão haver atrasos nas obras?

Resposta: Eventualmente, mas de certeza que, em setembro de 2012, vamos ter uma nova escola.

Questão: O que pensa das novas instalações que a escola vai ter?

Resposta: São instalações muito boas para os alunos, professores e comunidade educativa em geral. Vamos ter quadros interativos e computadores em várias salas. Vamos ter mais espaços para a prática da educação física. Como tal, a prática desportiva vai ser muito mais fácil para todos os alunos. Vamos ter uma boa sala de convívio para os alunos, um auditório com mais de cem lugares, salas para todos, inclusive para cursos profissionais, uma biblioteca moderna, serviços administrativos modernizados, gabinetes para atendimento aos encarregados de educação, ou seja, uma série de infraestruturas que vão ajudar ao nosso sucesso educativo.

 

Muito obrigado pela colaboração e disponibilidade prestadas e até uma próxima oportunidade.

Os alunos do 8ºA: Ana Sofia, nº3; André Mendes, nº4; Micaela Santos, nº14; Paulo Mendes, nº16

Voltar