Escola Básica n.º 2 de Avelar :: Assembleia de turma, 9.º E, em Educação para a Cidadania

03-02-2017 17:40

    A adolescência tem temas que gosta de tratar e partilhar, por isso o Diretor de Turma do 9.º E lançou o repto e a turma aceitou.

    Assim, elencámos vários temas e definimos grupos de trabalho que fariam as suas pesquisas e orientariam a assembleia de turma. Partilhamos aqui um relato da sessão sobre “As toxicodependências”.

    O grupo de trabalho começou por apresentar aos seus colegas a definição das palavras toxicodependência e toxicodependente. Apresentaram-se várias toxicodependências como o álcool e as drogas, e todos deram a sua opinião, uma mais fundamentada do que outra. Questionaram-se os vários motivos que levam uma pessoa a cair na teia da toxicodependência, como a perda de emprego, o divórcio e a influência do grupo de amigos. Outra questão lançada na assembleia de turma foi “qual o comportamento de cada um se visse um toxicodependente, e o que faria perante ele?”. Aqui a discussão foi acesa e foi consensual que não é fácil abordar uma pessoa que não se conheça com a intenção de o ajudar. Uma ideia que ficou foi aquela que nos diz que a toxicodependência é um problema que pode afetar qualquer pessoa, de qualquer extrato social e que tem quase sempre consequências graves relacionadas com a saúde física e psicológica da pessoa, afetando a sua família, onde o roubo e a desconfiança acontecem quando menos se espera.

     No final, a turma achou muito útil a partilha de ideias sobre “As toxicodependências” em Assembleia de turma. Depois desta sessão de assembleia de turma, todos concordaram que “dar a sua opinião é muito importante, mas não basta, pois torna-se imprescindível fundamentá-la também!”.

 

O diretor de turma do 9.º E, Mário Marinho

Voltar