Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

22-11-2018 18:13

    No dia 31 de outubro no Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) viveu-se mais um momento de educação que vinca os propósitos do seu Projeto Educativo (PE), a distinção como Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. Para descerrar a placa como honroso título, foram convidados a segurar os quatro vértices da bandeira da União Europeia que a ocultava o Ex.mo Sr. Presidente da Câmara, António José Domingues, a Ex.ma Sr.ª Diretora, Ermelinda Mendes, o Presidente da Associação de Pais do AEA, Cristóvão Cardoso, e a recente empossada Presidente da Associação de Estudantes, Matilde Marques. Esta menção honrosa foi atribuída pela participação da Escola Dr. Pascoal José de Mello, no ano letivo 2017/2018, no Programa Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.

    O AEA é, neste momento, uma das 38 instituições educativas nacionais que exibem a placa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu".

    O Programa Pedagógico, acima referido, é dinamizado em 27 estados membros da EU, e pretende investir na consciencialização dos jovens sobre a cidadania europeia, com os valores da solidariedade, harmonia entre os povos bem definidos e fortalecidos, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu e, por conseguinte, nas nossas vidas quotidianas. A meta final é promover, entre os jovens, a sensibilização para a democracia parlamentar europeia, especialmente entre os alunos que frequentam o ensino secundário, atendendo a que, entre estes, muitos serão votantes nas próximas eleições para o Parlamento Europeu em maio de 2019.

    Durante o ano letivo 2017/2018, o grupo constituído por Embaixadores seniores (professores) e juniores (alunos) desenvolveu, com muito empenho e dedicação, um conjunto de atividades enquadradas nos objetivos do programa e que paralelamente se inseriram nos objetivos do Clube Europeu que, ao longo de vários anos, tem proporcionado aos alunos das escolas do AEA interessantes partilhas educativas e intercâmbios culturais com outros países europeus.

    Além da atribuição da simbólica placa, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido foi ainda premiado com a oferta, ao grupo de embaixadores, de uma viagem a Bruxelas que decorrerá de 17 a 20 de novembro, com um vasto programa de atividades que inclui a participação numa sessão do Parlamento- Euroscola.

    No ano letivo que decorre, a escola BSPJM continua a fazer parte do programa e este foi também o dia em que oficialmente foram iniciadas as atividades do projeto. Foram entregues os certificados de participação, emitidos pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, aos embaixadores que se destacaram no ano anterior e recebidos os novos proponentes a este cargo no projeto deste ano.

    O Plano de atividades 2018/19 do projeto EEPE já está definido, mas é flexível e aberto a novas sugestões por parte dos alunos, professores e/ou de outras entidades parceiras na Educação. Estamos certos que, no final deste ano letivo, as expectativas relativamente ao enriquecimento formativo dos nossos alunos, serão concretizadas.

A entrega decorreu num novo espaço criado na escola ESPJM, a sala ATLAS. A sala ATLAS (Aprendizagem, Tecnologia, Ludicidade, Afetividade, Saber) é um Centro de aprendizagem, (CAA), para usufruto de alunos, docentes e/ou outros técnicos de educação, que oferece a possibilidade de criar tempos e espaços, diferentes dos normalizados da sala de aula. Surge para dar resposta a novos desafios no que se refere à adoção de metodologias promotoras de aprendizagens significativas, no âmbito do Projeto “Autonomia e Flexibilidade Curricular”.

 

Professora Paula Cotrim

 

Voltar