Estudo do Texto Poético- Português (8ºano)

12-06-2021 11:55

Poemas produzidos pelos alunos do 8.º ano, no âmbito do estudo do Texto Poético, na disciplina de Português, no 3.º período.

 

As quatro estações

As quatro estações,

Sempre a passar,

Tão presentes nos corações,

Deixam-nos a pensar…

 

No outono, vem o São Martinho

Dar o sol abençoado;

Vai-se à adega, prova-se o vinho

E o ar cheira a castanhas assadas.

 

No inverno, começa a nevar,

Os animais vão hibernar,

E temos a passagem de ano

Que nos faz festejar.

 

Na primavera, tudo floresce;

De todas é a mais charmosa.

Traz o perfume das flores,

Torna a vida esplendorosa.

 

No verão, vem o calor,

A primavera acabou.

A escola vai terminar e

Ninguém vai chumbar!

 

Pedro Coimbra, 8.º E

--------------------------------------------------------------------------------------

O que vale a pena…

O que mais vale a pena na vida é

um sorriso,

um abraço,

um olhar,

e o amor…

Aquele sorriso sincero

tão difícil de encontrar

e incapaz de controlar.

Aquele abraço que transmite energias,

que palavras não conseguem explicar.

Aquele olhar marcante,

necessário para nos despertar.

Aquele amor que o vento não leva

e a distância nunca vai separar.

Lara Henriques, 8.º F

--------------------------------------------------------------------------------------

Os meus livros

Os meus livros são o meu escape

Deste mundo sem salvação.

 

Os meus livros levam-me a lugares

onde eu nunca pensei ir

e deixam me lá, a descontrair.

 

Os meus livros salvam-me a vida,

Já há muito tempo rendida.

 

À noite salvam-me o dia;

Quando os leio, trazem-me alegria.

 

Os meus livros fazem tudo valer a pena,

Pois eles são a razão da minha existência.

 

Fernando Silva, 8.º F

--------------------------------------------------------------------------------------

Tudo vale a pena

Vale a pena sorrir,

Vale a pena chorar.

Simplesmente, dançar na chuva

E olhar para a luz do luar.

 

Vale a pena aproveitar os momentos,

Vale a pena imaginar,

Sonhar acordado

Ou apenas nos aventurar.

 

Vale a pena sentir,

Ter tudo o que nos move à flor da pele.

Saber que um dia tudo acaba,

Mas sabendo que entregámos ao mundo

Toda a nossa paixão por viver.

 

Maria João Fareleiro, n.º14, 8.º F

--------------------------------------------------------------------------------------

Verão

 

Quando penso no verão

Só me vem à mente

a diversão.

 

Nas piscinas de Alvaiázere,

Nos almoços partilhados,

Nos acampamentos do COJ,

Nos momentos inesperados.

 

Saudades dos amigos

que têm medo dos perigos

e fogem à diversão,

com medo de cair no chão

 

Saudades dos momentos em família.

De ir à praia todos os dias

Conhecer lugares inesquecíveis.

 

E assim é o verão

uma grande diversão!

 

Ana Rodrigues, n.º 2, 8.º E

Maria Estevão, n.º 12, 8.º E

 

Voltar