Fase Final do Concurso Nacional de Leitura

18-06-2018 14:44

    No dia 10 de junho, realizou-se em Pombal a Final da 12.ª Edição do Nacional do Concurso Nacional de Leitura, na qual estiveram presentes duas vencedoras intermunicipais, alunas do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA): Ana Carolina Rodrigues, aluna da EB1 de Ansião, representante do 1.º Ciclo, e Mariana de Jesus, aluna da EB n.º 2 de Avelar, representante do 2.º Ciclo.

    Estas duas alunas estão de parabéns pela sua prestação, tendo Ana Carolina Rodrigues sido distinguida como uma das melhores 5 classificações a nível nacional, tendo alcançado uma menção honrosa. Parabéns, Ana Carolina!

    Este concurso é promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), que se articula com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); com a Direção com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); e com a RTP, que acompanha o CNL, demonstrando, em imagens, o verdadeiro prazer de ler. Desenrola-se em várias fases, em todo o país e abrangeu este ano mais de 5000 alunos.

    O concurso iniciou-se com a Fase Escola, na qual os alunos se inscreveram, prestando provas sobre uma obra escolhida nas próprias escolas.

    Após a realização desta prova, foram selecionados os melhores alunos por nível de ensino e por Agrupamento que depois participaram na Fase Regional, que se realizou no âmbito das Comunidades Intermunicipais.

    No dia 18 de maio, coube ao Município de Ansião, através da sua Biblioteca Municipal, a organização da fase regional da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, (CIMRL) que engloba 10 concelhos.

    O AEA apresentou quatro participantes a esta prova regional, um por cada nível de ensino, tendo as alunas do 1.º e 2.º ciclos ficado entre as 2 melhores classificações, ficando assim apuradas para participarem na Prova Final do CNL, que se realizou no passado dia 10 de junho, em Pombal.

    Parabéns a todos os envolvidos e um Bem Haja a Todos!

 

Professora Maria José Cristóvão

        Os alunos têm autozição para divulgação de imagens no âmbito do CNL

Voltar