Festa de Santo António no Agrupamento de Escolas de Ansião

21-06-2016 17:00

OLH’ÓOOOO MANJERICO!

Depois do dia vem a noite

Depois da noite vem o dia

E depois de ter saudades

Vêm as saudades que havia!

    Santo António, humilde Santo popular, e o seu querido Menino, honraram a sede do Agrupamento de Escolas de Ansião com a sua visita para assistir a mais um arraial em sua honra e em honra de toda a comunidade escolar para marcar o encerramento de mais um ano letivo. E de que melhor forma se poderia fazê-lo? Com muita alegria, música, boa disposição e colaboração de todos os intervenientes. Não faltou a bela da sardinha assada, a sangria para refrescar e os manjericos com lindas quadras de amor.    O arraial iniciou-se com o grupo “Outliners”, seguindo-se a excelente prestação de dois grupos de ginástica acrobática - Grupo de Ginástica Acrobática de Ansião e Grupo de Ginástica Acrobática da E.B.S.P.J.M. Foram ainda entregues os prémios do projeto “In-Dependências” bem como o donativo de 100€ angariado na Caminhada Solidária, a favor dos BVA.

    No entanto, o ponto alto da festa foi a apresentação das marchas populares: a primeira sob o tema “A vila de Ansião”, protagonizada por alunos da EB1, que marcharam ao som do popular “Hino de Ansião”, interpretado pela Maria Fernandes e Gonçalo Marques, alunos daquela escola; a segunda, sob o tema “A Nossa Escola é Um Jardim”, protagonizada por alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º anos e curso Vocacional, interpretada por Bárbara Pina e Francisco Lopes, alunos do 10.º ano. Esta marcha foi construída a partir da ideia de que a Escola é um jardim onde várias espécies florescem e partilham o mesmo espaço e onde, se estiver bem cuidado, dá prazer permanecer.

    À semelhança dos dois anos anteriores, esta iniciativa permitiu criar durante vários meses uma dinâmica muito saudável, com uma componente de formação para a cidadania bastante vincada. Criou-se interdisciplinaridade entre as expressões artísticas, houve partilha de trabalho entre pessoal docente, não docente e alunos com um único objetivo comum: conseguir criar bons e alegres momentos de vida na escola e proporcionar um agradável serão à comunidade educativa.

    As duas marchas deste ano mobilizaram cerca de 100 alunos (30 pares no 1.º Ciclo e 20 pares na escola-sede), tendo sido apadrinhada pela direção e pela associação de pais, nas pessoas do prof. Jorge Marques e da Sr.ª Emília Valente. Esta iniciativa contou com o grande empenho da professora Paula Cotrim e a marcha com a preciosa colaboração dos alunos da disciplina “Formação para a vida” do Ensino Especial que, sob a coordenação da professora Laurinda Vaz, fizeram todos os adereços, da assistente operacional Preciosa Simões, da avó Olinda Anastácio e da presidente da Associação de Pais, Fátima Ramalho, que confecionaram as saias criadas pela professora Laurinda Vaz. A coreografia das marchas esteve a cargo das professoras Otília Colaço, Natália Sapinho e D. Teresa Tomás, que conseguiram ensaiar os 50 pares nos períodos da hora de almoço e durante a tarde após as aulas, durante vários dias. É de realçar também o empenho dos alunos que durante esses mesmos dias prescindiram de parte do seu descanso para estarem presentes nos ensaios.

    A música e a letra são originais e foram compostas para este momento. Ambas foram criadas por dois ansianenses que também já fizeram parte da história desta escola, o maestro António Simões e o Dr. Filipe Antunes. Os músicos que acompanharam a marcha são alunos da Sociedade Filarmónica Ansianense St.ª Cecília.

    A todos os que colaboraram e contribuíram para que esta Festa se concretizasse, uma salva de palmas como agradecimento sincero, e a Santo António e ao seu querido Menino pede-se inspiração e motivação para que esta iniciativa se mantenha para satisfação de todos os que têm estado presentes. E como diz o refrão da marcha “Ansião Olé, Olé! ”.

Professora Angélica Oliveira

Voltar