Festa do Dia do Diploma 2021

09-10-2021 12:21

    No arranque de mais um ano letivo, que todos desejamos decorra com saúde e serenidade, realizou-se, no dia 17 de setembro, pelas 18:00, a cerimónia do Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), no Centro Cultural de Ansião.

    Esta festa foi dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Ansião (CMA), integrada nas atividades dos Dias Municipais da Educação 2021 e no Plano de Atividades do AEA.

   Uma festa feita por alunos e para alunos, onde se celebrou a Educação com a congratulação de discentes, docentes e famílias, no final de uma importante etapa de vida, a conclusão de 12 anos de escolaridade. A Direção do AEA convidou, além dos alunos, um dos seus familiares, os diretores de turma das turmas finalistas, o Sr. Presidente do Conselho Geral, representantes das Associações de Pais, o Sr. Diretor da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, o Sr. Vereador da Educação e o Sr. Presidente da CMA.

    No evento, foram entregues os diplomas aos alunos finalistas e ainda destacados os alunos de Mérito de Qualidades Humanas e Cívicas e do Mérito Académico, cujos critérios estão definidos no Regulamento Interno do AEA. Estes destaques inserem-se num contexto abrangente a todos os alunos, com medidas e objetivos do Eixo do Projeto Educativo, “Educação de qualidade”. Refira-se que o Mérito de Qualidades Humanas e Cívicas é uma forte aposta do AEA definida em vários documentos orientadores como a “Estratégia para a Cidadania na escola”, “Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário” e o “Programa de Mentoria”, a título de exemplo.

 A CMA presenteou os alunos finalistas, destacados por mérito de Qualidades Humanas e Cívicas e mérito Académico. Os restantes níveis de ensino irão também receber prémios semelhantes, nas suas turmas, em data a definir.

    A CMA entregou ainda um prémio pecuniário aos alunos que obtiveram as melhores médias na classificação de final de cada um dos ciclos, 2.º, 3.º e secundário. Nos 2.º e 3.º ciclos houve 4 alunos ex aequo que partilharam o prémio atribuído, enquanto no secundário foram premiados os 3 alunos com as 3 melhores classificações de frequência.

    Durante a cerimónia, usaram da palavra a Sr.ª Diretora do AEA, Ermelinda Mendes, o Sr. Vereador de Educação, Jorge Paulo Fernandes, e o Sr. Presidente da CMA, António José Domingues. Todos se dirigiram de modo especial aos alunos finalistas, felicitando-os pelos sucessos já alcançados, reforçando que, na continuação dos seus percursos de vida, não deverão perder de vista os valores de respeito pelos outros, dos deveres da cidadania, de ligação à família e às suas origens e de empenho na concretização de sonhos com espírito empreendedor.

    Os momentos de entrega de diplomas e prémios foram conduzidos de forma descontraída por 4 elementos do Clube de Teatro “O Mellinho”, as expressivas e animadas Beatriz Cardoso, Débora Silva, Luz Fernandes e Mariana Palricas. Além do teatro, outras expressões artísticas desfilaram para embelezar o momento: Dança, com Isália França e Bárbara Carvalho, acompanhadas pelo professor Licínio Maurício e o seu saxofone; Música e voz, com Dinis Palricas, Diogo Santos, Inês Henriques, Joana Pereira, Luz Fernandes e Rodrigo Grunho; Edição de vídeo, com Pedro Madruga e professora Elsa Nunes.

Foi notável a disponibilidade e dedicação deste grupo de alunos que, pelas suas capacidades de comunicação e expressão artística, fizeram desta festa um presente de alunos para alunos.

Fica também aqui um agradecimento a outos elementos desta comunidade educativa que se desdobraram em trabalho colaborativo, desde os serviços administrativos (com a elaboração de todos os diplomas) e com o apoio inestimável das assistentes operacionais, à equipa de docentes que produziu e organizou o evento, acompanhando o trabalho artístico dos alunos e, obviamente, a Direção que impulsionou este momento de Educação.

E é assim, com esta motivação que vamos rumo à execução de um “Plano 21|23, Escola+”, entre outros, com vista à formação de crianças e jovens, para que cresçam com vontade de aprender e usar todas as suas competências, orientados pelos valores de cidadania, da tolerância, da inclusão, do respeito pela diferença, pelos outros e pelo ambiente.

"Aprender com alegria, dá gosto e sabedoria!". Assim diz o nosso hino!

 

Professora Paula Simões Cotrim

 

Voltar