Francisco Moita Flores à conversa com os nossos alunos

21-02-2020 21:51

    No dia 31 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) recebeu a visita de Francisco Moita Flores, que se deslocou à Biblioteca da nossa escola para um encontro com alunos do ensino secundário.

    Este escritor captou a atenção da assistência desde o primeiro minuto, quer pela sua eloquência, simplicidade e simpatia, quer pela sua capacidade de interagir com o público presente.

    A sua vasta experiência de vida profissional e académica trouxeram para a conversa histórias cheias de significado e até emoção.  A importância da leitura foi a base da sua comunicação, tentando demonstrar o quão importante esta é na nossa vida, abrindo horizontes para o conhecimento, crescimento e enriquecimento pessoal e cultural.

    Francisco Moita Flores nasceu em 1953, na cidade de Moura, foi criminologista, trabalhou na Polícia Judiciária (PJ), que acabou por abandonar em 1990, para se dedicar, de novo, à vida académica, levando consigo vários louvores.

    Participou no programa, “Casos de Polícia”, da SIC, como membro da Direção da PJ.

    Além disso, escreveu vários livros baseados na sua experiência profissional e no seu doutoramento em História.

    Escreveu, também, várias séries de ficção, adaptadas para TV, teatro e cinema (“A Ferreirinha”), muitas delas inspiradas na sua vasta experiência como inspetor da PJ.

    Considerado pela crítica como o melhor argumentista/ dramaturgo do país, recebeu várias distinções em Portugal e no estrangeiro pela qualidade da sua obra.

    Foi, ainda, condecorado pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante pela carreira literária e pública.

    Hoje continua a colaborar com vários órgãos como comentador, sendo as suas intervenções marcadas pelo rigor e clareza com que aborda os temas da sua especialidade. A escrita de livros continua a ser a sua paixão e o seu tempo é ainda ocupado em palestras/encontros com jovens por diversas escolas do país.

    Da conversa tida com os nossos alunos e convidados, ficou a recordação de um momento agradável, com ouvintes atentos e ávido das suas palavras, visto ser um exímio orador, sabendo captar o seu público e fazendo o tempo voar e ficar o gosto por mais… frases como:

- “A nossa vida é como um livro, lemo-la de página em página e termina com a palavra FIM”;

- “Somos filhos da fala e dos 5 sentidos“;

- “A felicidade são momentos, não existe felicidade eterna, o viveram felizes para sempre é mentira”;

- “A felicidade muitas vezes incorpora sofrimento”.

    Estas frases deixaram marcas nos presentes, e deixaram também a esperança de voltar a visitar a nossa escola.

 

Equipa da Biblioteca Escolar de Ansião

 

Voltar