Ler é altamente

11-05-2015 15:15
    O Agrupamento de Escolas de Ansião e a Câmara Municipal, através do Grupo da Rede Concelhia de Bibliotecas formado pelas professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Ansião, pela bibliotecária Municipal e pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, promoveram este 

ano letivo o concurso concelhio de leitura em voz alta “Ler é Altamente”.
    Este concurso visa desenvolver as competências leitoras junto dos alunos do 1.º e 2.º CEB; promover o gosto pelo livro e pela leitura de forma lúdica; divulgar obras de autores inclusas nas Metas Curriculares e ou Plano Nacional de Leitura e fomentar a leitura em contexto escolar e/ou familiar.
    O desafio foi lançado durante o primeiro período escolar a todos os alunos que frequentam as Escolas do 1.º e 2.º Ciclos do concelho de Ansião, exceto aos alunos do 1.º ano. Inscreveram-se 221 alunos pertencentes às Escolas do 1.º Ciclo de Alvorge, Ansião, Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda, à Escola Básica nº 2 de Avelar, à Escola Dr. Pascoal José de Mello em Ansião e ao Instituto Vasco da Gama em Santiago da Guarda. 
    Entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março, decorreu a Fase Escola 1 que constou da leitura de um excerto, escolhido pelos alunos, de uma das obras previamente indicadas, perante o júri constituído pelas professoras bibliotecárias, por uma professora de português e pela bibliotecária municipal. 
    Nesta fase ficaram apurados 88 alunos que irão agora participar na Fase Escola 2, de 29 de abril a 8 de maio. Para esta nova fase do concurso, foram indicadas para leitura as seguintes obras literárias: As moedas de ouro do pinto Pintão, de Alice Vieira, para o 2. º ano; O Galo da Velha Luciana, de António Mota, para o 3. º ano; O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares, para o 4.ºano; Três Histórias com Futuro, de Luísa Ducla Soares, para o 5.º ano; e para o 6.º ano, Ulisses, de Maria Alberta Menéres. 
    As provas de leitura serão novamente prestadas nas Bibliotecas das Escolas a que os alunos pertencem, perante o júri constituído pelos mesmos elementos da fase anterior. 
No final da Fase Escola 2 proceder-se-á ao apuramento de um aluno por ano de escolaridade em representação de cada escola envolvida, num total de 24 alunos.
    Os alunos apurados irão participar na prova final que decorrerá durante a realização da Feira do Livro Concelhia, para apuramento do aluno vencedor do concelho, por ano de escolaridade, havendo lugar a um evento público, no dia 30 de maio, em horário ainda a definir.
 
Professora Maria José Peres

Tags:

|

Voltar