Guião de Exploração da Estação Meteorológica da Escola Básica nº2 de Avelar - CCV Avelar

20-12-2024 18:15

    Em junho de 2024 foi instalada a estação meteorológica da Escola Básica Nº2 de Avelar. Trata-se de uma estação automática wireless da marca Davis Vantage Pro2 plus, adquirida no âmbito do Projeto Ciência Vi va na Escola (https://maps.app.goo.gl /x86EFDgcngJJFsY97)

  • 1- Objetivos de uma Estação Meteorológica na Escola
  1. Promover a Literacia Climática - A estação meteorológica visa aumentar a compreensão dos alunos sobre os fenómenos climáticos e a importância do estudo do tempo, capacitando-os a interpretar dados meteorológicos de forma crítica.

  2. Facilitar o Ensino Interdisciplinar - A estação proporciona uma ferramenta prática para explorar conceitos em várias disciplinas, como Geografia, Ciências Naturais, Matemática, Físico-Química e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), promovendo atividades e projetos interdisciplinares.

  3. Desenvolver Competências Científicas e Tecnológicas - Os alunos serão incentivados a usar a estação para coletar, analisar e interpretar dados meteorológicos, desenvolvendo competências científicas, matemáticas e tecnológicas essenciais.

  4. Estimular a Investigação e a Curiosidade Científica -  A estação permite que os alunos formulem perguntas científicas e realizem investigações baseadas em dados reais, fomentando a curiosidade e o método científico.

  • 2- Características da Estação Meteorológica

A estação dispõe de um medidor de chuva, sensor de temperatura, pressão atmosférica e humidade, um anemómetro e sensores de UV e de radiação solar. É uma estação que utiliza tecnologia de rádio frequência para transmitir sem fios os dados meteorológicos até à consola, que fornece a interface do utilizador, faz cálculos e exibe os dados. Os dados meteorológicos são armazenados numa base de dados. 

A estação meteorológica está equipada com vários sensores para medir diferentes parâmetros atmosféricos:

  • Termómetro:

    • Função: Mede a temperatura do ar.

  • Higrómetro:

  • Função: Mede a humidade relativa.

  • Função: Mede a pressão atmosférica.

  • Barómetro:

                 Aplicação: Estes dados são importantes para entender os ciclos climáticos, como as variações sazonais e os efeitos da humidade no clima local.

  • Anemómetro (velocidade) e Cata-vento (direção):

    • Função: Mede a velocidade e a direção do vento.

                 Aplicação: Compreender a direção e a intensidade do vento ajuda a estudar os padrões climáticos e as condições que afetam a precipitação e a temperatura.

  • Pluviómetro (Udómetro):

    • Função: Mede a quantidade de precipitação (chuva/neve/granizo).

                 Aplicação: Essencial para a previsão do tempo e para entender as condições meteorológicas que podem afetar as colheitas ou as condições ambientais locais.

  • Sensores de Radiação Solar e UV:

    • Função: Medem a intensidade da radiação solar e os níveis de radiação ultravioleta (UV).

                 Aplicação: A radiação solar influencia o clima e os padrões de temperatura, e os níveis de UV são importantes para a saúde pública, especialmente em relação à exposição ao sol.

  • 3- Condições de Instalação da Estação

  

    Os instrumentos de medida foram instalados num ponto alto, amplo e distanciado de obstáculos que provoquem uma deficiente leitura da velocidade / direção do vento / temperatura e / ou transmissão do sinal wifi. Assim, a estação está instalada no telhado do edifício da cantina da escola, na vertente norte (Foto 1) e a centralina está baseada na sala de trabalho do CCV (divisão contígua à Biblioteca - 1º andar do bloco B) (Foto 2), numa distância inferior a 20 metros, desimpedida de obstáculos.    

É essencial para garantir que os sensores da estação, especialmente o anemómetro, captem dados precisos sobre a velocidade e a direção do vento, sem interferências de edifícios ou árvores. O sinal Wi-Fi, que transmite os dados para a centralina, também precisa de uma linha de vista desimpedida. A estação deve ser mantida ligada e a funcionar continuamente para garantir a consistência dos dados. Qualquer falha ou interrupção pode afetar as medições e a precisão dos resultados.

  • 4- Possibilidades de Exploração e Trabalhos a Realizar

Os alunos podem explorar a estação meteorológica de várias maneiras, integrando as medições nos seus trabalhos e atividades práticas.

  • Analisar dados meteorológicos - Através da consola, os alunos podem observar em tempo real a temperatura, humidade, velocidade do vento, quantidade de precipitação, entre outros dados. Podem registrar dados diários para estudar variações diárias e sazonais; comparar dados de diferentes estações (se outras escolas estiverem envolvidas em projetos semelhantes) e gerar gráficos para representar as variações de temperatura, precipitação e outras variáveis ao longo do tempo.

  • Relacionar dados e extrair conclusões - Entender como diferentes condições meteorológicas afetam a temperatura e a humidade; Identificar como a direção e a intensidade do vento podem afetar o tempo e o clima na região; Estudar os efeitos da radiação solar na temperatura e verificar a correlação com a intensidade de radiação UV.

  • Realizar trabalhos Interdisciplinares - Por ex: 

- Geografia: Estudar como os elementos e fatores climáticos influenciam a geografia local e o ambiente; Investigar como os fenómenos meteorológicos afetam os recursos naturais locais, como a água ou a agricultura.

- Ciências Naturais: Discutir os impactos das condições meteorológicas na flora, fauna e atividades humanas; Analisar como a radiação UV pode afetar a saúde das pessoas e os padrões de consumo energético.

- Matemática: Analisar e calcular médias, variações e tendências com base nos dados meteorológicos.

- Físico-Química: Explorar os conceitos de pressão atmosférica, radiação e outros princípios científicos por trás dos sensores.

  • 5- Vantagens para o Ensino e para a Comunidade Educativa

  • Promove a literacia climática e contribui para a formação de cidadãos mais informados e conscientes do mundo ao seu redor.

  • Promove a consciência ambiental entre os alunos, incentivando-os a observar e a entender os fenómenos meteorológicos e suas implicações no clima global e local; 

  • Os dados recolhidos podem ser disponibilizados para a comunidade escolar e outros interessados, ajudando na disseminação do conhecimento e da importância da meteorologia.

  • A possibilidade de conectar a estação meteorológica com outras escolas e plataformas de dados meteorológicos cria uma rede de conhecimento e promove a colaboração interinstitucional.

 
Vantage Pro 2 ligada aos sensores exteriores
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