Igualdade de Género

11-03-2023 19:42

    Uma sessão de sensibilização sobre igualdade de género, promovida pela Organização “Mulheres Século XXI”, em articulação com o projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, do Agrupamento de Escolas de Ansião, foi desenvolvida no dia dezanove de janeiro, na sala quinze da Escola n.º 2 de Avelar para as duas turmas de nono ano.

A sessão foi dinamizada pela assistente social Filipa Coelho e pela psicóloga Francisca, vindas de Leiria. As dinamizadoras tiveram como objetivo abranger um dos temas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ou seja, “Igualdade de género”, e consciencializar os alunos para a necessidade de se prevenir em caso de bullying e/ou violência doméstica.

Abordaram também o tema do feminismo e da comunidade LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual), alertando para a sua importância e respeito pelas suas opções sexuais e direitos.

    Esta associação foi criada com o objetivo de ajudar mulheres, mas, em 2021, passou também a dar apoio a jovens em risco, através do Gabinete Girassol (Acolhem as mulheres em habitações como resposta de acolhimento de emergência em caso de violência doméstica).

    Foi, ainda, mostrado um vídeo, onde as crianças viam profissionais a desempenharem as suas aptidões e debateu-se a igualdade/desigualdade de género existente a nível de várias profissões.

    A turma achou esta ação extremamente importante e necessária.

PES/DT e alunos do 9.º E e 9.º F

 

Voltar