Inauguração da requalificação da Escola EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello e Entrega de Diplomas aos alunos do Ensino Secundário

27-10-2012 22:43

    Com alguma ansiedade e nervosismo, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ansião reuniu-se para o tão aguardado momento de inauguração da requalificação da sede do seu espaço escolar. Descerrando solenemente a sua placa inaugurativa, pôs-se termo, assim, a meses de obras, mudanças, decisões e alturas difíceis consequentes da atual crise vivida pelo país e que, inevitavelmente, se instalou no dia-a-dia de todos os envolvidos neste processo.

     Após a chegada da representante da Direção Regional de Educação do Centro e de alguns elementos da empresa Parque Escolar, principal responsável pelas obras levadas a cabo na sede do Agrupamento, a diretora, Ermelinda Mendes, abriu a cerimónia, dirigindo algumas palavras de boas vindas aos presentes. De seguida, passou a palavra ao professor de música, Luís Chora, que fez soar o hino do Agrupamento nas vozes dos alunos Joana e Miguel e acompanhado pela professora de música da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Avelar, Madalena Silva.

Fotografias (Clube de Fotografia 2012)

    Seguidamente, e em simultâneo, quatro mãos tão diferentes, mas unidas por este projeto comum, fizeram cair o pano, deixando a descoberto a placa na qual se podem ler as seguintes palavras: Escola Requalificada no ano de 2011/2012 e Inaugurada pela Comunidade Escolar, Ansião 04 de outubro de 2012. Iniciou-se, de seguida, uma visita às instalações requalificadas, guiada pela diretora da escola e pela arquiteta da obra e no espaço da nova biblioteca escolar os convidados foram recebidos por um enigmático Fernando Pessoa, debruçado na sua escrita, e por uma inquieta, mas resplandecente, Florbela Espanca perdida em seus pensamentos.

    Finalizada a visita, os presentes dirigiram-se para a sala polivalente a fim de assistir à cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário. Antecedendo este momento, ouviram-se os discursos da diretora da escola, da presidente da associação de pais, Fátima Mendes, do presidente do Conselho Geral, Rui Rosa, do presidente da câmara de Ansião, Rui Rocha, finalizando este momento a diretora regional da educação do centro, Cristina Oliveira.

    Os alunos que terminaram o ensino secundário regular foram chamados individualmente e o Diploma foi-lhes entregue pelas mãos do seu diretor de turma ou professor que os acompanhou durante este percurso de três anos. Também os alunos que concluíram o ensino secundário pela via das Novas Oportunidades, Curso de Educação e Formação de Adultos de Certificação Escolar e Curso de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação, Técnico de Ação Educativa, receberam os seus Diplomas, entregues pelos mediadores dos seus cursos.

    Finalmente, foi entregue o Prémio de Mérito Escolar à aluna número quatro da turma do 12.º B, Beatriz Simões Pires, pela média atingida de 18,7 valores, prémio monetário no valor de quinhentos euros e da inteira responsabilidade da Câmara Municipal de Ansião. Aos alunos Daniel Marques Bernardino e João Pedro Ramos foi atribuída uma menção Honrosa pelo seu desempenho escolar que se traduziu nas médias de 18,4 e 17,8 valores, respetivamente. Quer o Prémio de Mérito Escolar quer as Menções honrosas atribuídas pretendem ainda destacar qualidades destes alunos, tais como o seu espírito de interesse, iniciativa, prontidão, organização e método de trabalho.

    A cerimónia, animada pela atuação do grupo Iron Soul, e pela exibição de um vídeo promocional da nova escola realizado pelos alunos e professoras Isa Neves e Alexandra Alves, terminou com um pequeno bailado executado pelas professoras de educação física e alunas Catarina Matias e Sónia Santos, ao som da canção Mar, na pala do espaço exterior graciosamente iluminado. O porto de honra, para despedida, encerrou o evento cujos imagens de momentos singulares que se perpetuarão na memória de todos.

Professora Angélica Braga

Voltar