Início das atividades do projeto Ciência Viva na Escola Básica n.º 2 de Avelar “A luz das estrelas”

11-01-2023 10:36

    O projeto Ciência Viva de Avelar iniciou as suas atividades no 1.º período na Escola Básica Nº 2 de Avelar.  A atividade “A luz das estrelas” teve como público-alvo as turmas do 7.º ano (E e F), mas contou também com a participação de alunos dos 8.º e 9.º anos, assim como do Clube de Fotografia e dos Encarregados de Educação e professores que se quiseram associar a esta atividade, num total de 63 participantes.

Sendo uma atividade de observação astronómica noturna, a meteorologia deu-nos uma grande ajuda, pois o céu esteve durante as três horas quase sempre limpo, permitindo que o nosso parceiro, o Exploratório Ciência Viva de Coimbra, pudesse usar os seus dois telescópios refletores, explorando todas as suas imensas e incríveis capacidades de ampliação da observação de corpos celestes muito distantes da nossa Terra.

    Assim, desligadas as luzes exteriores da Escola de modo a que os nossos olhos se habituassem a ver com muito pouca luz, identificaram-se no céu noturno (entre as 19.00 e as 21.30) corpos celestes que se conseguem ver a olho nu: a nossa Lua, os planetas Marte, Júpiter e Saturno e algumas estrelas e constelações, como a estrela Polar, e algumas estrelas que fazem parte da constelação Ursa maior e Ursa menor.

    De seguida, apontaram-se os telescópios para estes corpos celestes e a admiração e espanto ficaram imediatamente estampados nos rostos .... e dali ninguém queria arredar pé...! Viram a nossa Lua em quarto-crescente com as suas imensas crateras de impacto, o planeta Marte, o planeta Júpiter com duas bandas visíveis e o planeta Saturno com os seus lindíssimos anéis.

    Os monitores do Exploratório Ciência Viva de Coimbra, Dário Fonseca e Sílvia Franklin, trouxeram também uma ferramenta muito útil para apontar no céu os planetas, as estrelas, constelações, nebulosas e outros objetos celestes. Um raio LASER de cor verde que cria uma luz em linha reta com centenas de metros e permite ao monitor apontar literalmente para a estrela!

    Já na parte final, depois de muitos terem ido beber um chá quente e comerem uns bolinhos existente no bar e preparados pela D. Teresa e pela Equipa CV-Avelar, regressámos à observação astronómica, mas agora para acoplar a máquina DSLR do Clube de Fotografia (EOS 100) ao Telescópio refletor. Esta parte da atividade foi simplesmente espetacular, pois conseguimos fazer o registo fotográfico da Lua, de Saturno e da Nebulosa Órion (M42), que fica a uma distância da Terra de 1500 anos-luz!  Os alunos aproveitaram para fotografar o monitor da máquina em “LiveView” e, deste modo, levar uma recordação de uma noite muito diferente e que nos inspirou, a noite em que estivemos a ver “A luz das estrelas” e, parafraseando o monitor Dário Fonseca, “Depois de estarmos a observar estes corpos celestes tão distantes da Terra, sentimo-nos tão pequeninos!”.

A equipa CV-Avelar

(professores Mário Marinho, Madalena Ferreira, Ana Isabel Jegundo)

 

Voltar