Intercâmbio com a Escola de PIKKIö

12-04-2011 22:32

    De 4 a 9 de Abril, treze alunos do Agrupamento de Escolas acompanhados pelos professores Isabel Serra, Mário Marinho, Maria José Peres e Graciete Santos, participaram num intercâmbio com a escola Salvelanrinteen em Pikkiö, Finlândia.

    Foi com grande entusiasmo que o grupo se envolveu nos primeiros três dias, isto é segunda, terça e quarta – feiras, nas actividades proporcionadas pela escola e realizadas na mesma, desde pintura graffiti na sala de Educação Visual, atelier de cozinha confeccionando a tradicional “Poula” ( bolo caseiro), até jogos de interior e exterior (floor ball e ice skating) . Na quinta-feira, o grupo pode aproveitar uma viagem inesquecível num cruzeiro no Mar Báltico (Viking Line) por um dia, usufruindo de todos os recursos no seu interior. Na sexta-feira visitaram em Turku, a Capital Europeia da Cultura de 2011, o centro de exposições” Lucomo” subordinado ao tema do fogo e a Biblioteca Municipal, onde assistiram a uma conferência com três deputados do Parlamento Europeu. Este dia culminou com um almoço típico num restaurante viking, o “ Harald”. No último dia de intercâmbio, sábado, os alunos e parceiros finlandeses, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia, tendo oportunidade de conhecer os monumentos mais importantes da capital (Parlamento, museus, Câmara Municipal e Residência oficial do Primeiro-Ministro e Presidente da República).

    Todas estas vivências, o convívio diário com os parceiros, o contacto com as famílias e as suas tradições, nomeadamente a sauna, fizeram deste intercâmbio um momento único e enriquecedor que irá marcar o seu crescimento futuro.

Os alunos portugueses encantaram e deixaram-se encantar pelas famílias finlandesas, permitindo-nos reafirmar a ideia que os alunos portugueses foram excelentes embaixadores do nosso país e deixaram a sua marca de um povo sociável e europeu.

 

 ---------------------------------------------------------

Vê agora as galerias fotográficas deste intercâmbio: dias 456 ; 7 ; 8 ; 9

Voltar