Jardim de Infância de Avelar - reviver o Carnaval de outros tempos!

09-03-2011 22:04

 Este ano, no Jardim de Infância de Avelar, revivemos o Carnaval de outros tempos!

Como é que os pais e os avós terão vivido o Carnaval no seu tempo de crianças? Como terão sido os seus disfarces e as brincadeiras? Será que organizavam cortejos e bailes de Carnaval?

Estas foram algumas das questões levantadas pelas crianças das salas 1 e 2 num inquérito dirigido aos pais e avós. Deste modo, graças às lembranças dos mais velhos e dos menos velhos, e também com a ajuda da Internet, nalguns casos, foi satisfeita a curiosidade e o desejo de saber dos mais pequenos. Assim, ficaram a saber que antigamente os homens vestiam-se de mulher e vice-versa, que os mascarados andavam aos grupos pelas ruas a pregar partidas, que algumas brincadeiras incluíam mudar /trocar de sítio os objectos e até os animais dos vizinhos, entre muitas outras tradições que hoje já não se praticam.

Na operacionalização deste projecto foi ainda criado um boneco em tamanho real simbolizando o mascarado à moda antiga. Arranjámos roupas velhas, amachucámos muitas folhas de jornal para dar forma ao corpo do boneco, demos-lhe um rosto, mãos e pés. A seguir colocámo-lo na entrada do nosso jardim com os votos de Feliz Carnaval.

Este projecto culminou em Santiago da Guarda com a participação no desfile escolar. A criatividade dos pais fez renascer noivas minhotas, sevilhanas, saloias, princesas, camponeses, entre outras fantasias, pois é na diversidade que reside a riqueza de um grupo.

A par deste projecto, e com a colaboração dos pais, organizámos o desfile/ concurso de O chapéu mais engraçado. Palavras para quê? As fotos falam por si.

Parabéns aos pais que, uma vez mais, excederam as expectativas!

As educadoras

 

 

Voltar