Jogo VIH! A jogar também se previne
09-12-2024 09:36
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano assinalou-se, na semana de 2 a 6 de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Nessa efeméride as turmas A, B, C e D participaram no Jogo VIH (de "questão-resposta"), em que os pinos de jogo foram livros (de romance, de "amores e desamores", de ciência, sobre sexualidade, sobre o corpo humano, ...), que podiam avançar e recuar num tabuleiro original e muito especial com o formato “VIH”, em função do conhecimento revelado por cada equipa.
A atividade visou, sobretudo, a consciencialização dos estudantes sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), alertando-os para as melhores e as mais saudáveis escolhas, ao conhecerem os comportamentos de risco associados à transmissão do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), as características gerais do VIH e da SIDA.
O ambiente da Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, onde decorreu o jogo, por ser distinto do da sala de aula, também se revelou o mais adequado para reforçar esse conhecimento, numa perspetiva de prevenção, pois Portugal apesar de revelar uma tendência decrescente do número de novos casos de infeções por VIH, ainda apresenta taxas de novos diagnósticos de infeção por VIH e de SIDA superiores à média da União Europeia, sendo um dos países da Europa Ocidental com mais casos de infeção pelo VIH e de SIDA.
Prof. João Pires
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano assinalou-se, na semana de 2 a 6 de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Nessa efeméride as turmas A, B, C e D participaram no Jogo VIH (de
"questão-resposta"), em que os pinos de jogo foram livros (de romance, de "amores e desamores", de ciência, sobre sexualidade, sobre o corpo humano, ...), que podiam avançar e recuar num tabuleiro original e muito especial com o formato “VIH”, em função do conhecimento revelado por cada equipa.
A atividade visou, sobretudo, a consciencialização dos estudantes sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), alertando-os para as melhores e as mais saudáveis escolhas, ao conhecerem os comportamentos de risco associados à transmissão do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), as características gerais do VIH e da SIDA.
O ambiente da Biblioteca da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, onde decorreu o jogo, por ser distinto do da sala de aula, também se revelou o mais adequado para reforçar esse conhecimento, numa perspetiva de prevenção, pois Portugal apesar de revelar uma tendência decrescente do número de novos casos de infeções por VIH, ainda apresenta taxas de novos diagnósticos de infeção por VIH e de SIDA superiores à média da União Europeia, sendo um dos países da Europa Ocidental com mais casos de infeção pelo VIH e de SIDA.
Prof. João Pires
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