Laboratório Aberto na Escola Básica n.º 2 de Avelar

22-01-2018 11:00

    Integrado na Semana da Ciência, realizou-se no dia 17 de janeiro o Laboratório Aberto, com atividades laboratoriais de Física e Química. Esta atividade, que contou com a presença das turmas dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica n.º2 de Avelar, começou com a visualização de um póster científico de grandes dimensões realizado pela turma E do 8.º ano, no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Educação Visual, alusivo ao tema “O que queremos para o nosso futuro?”. Os alunos foram, então, sensibilizados para os grandes contributos que a Química e a Física têm dado à sociedade, contribuindo para um futuro melhor sem, no entanto, esquecer os desequilíbrios causados ao nosso planeta Terra (p.e a emissão de poluentes atmosféricos ou as alterações das condições físico e químicas da água).

    Já no laboratório da sala 14, que foi preparado para se escurecer por completo para a visualização das atividades com luz, os alunos experienciaram: o Efeito de Tyndall, usando o pó de giz do quadro e um ponteiro LASER, observando a trajetória retilínea da luz; a Combustão do Magnésio que provocou um enorme clarão branco na sala e que é usado, p.e, no fogo de artifício; e a Reflexão Total da Luz, onde os alunos puderam constatar como a luz do LASER percorre a curvatura de um “fio de água”.

    A participação dos alunos foi muito positiva, mostrando-se muito interessados e participativos ao percorrerem as várias estações laboratoriais como a “escrita invisível” ou “a nuvem numa garrafa”. Contudo, uma das atividades laboratoriais que mais apreciaram foi “a magia do desaparecimento da água”, utilizando o poliacrilato de sódio, um polímero com propriedades hidrofílicas que é um superabsorvente de água e que está presente, p.e, nas fraldas descartáveis.

 

O dinamizador do Laboratório Aberto, Professor Mário Marinho

Voltar