Laboratório aberto na Escola N.º 2 de Avelar

24-01-2019 15:50

    Decorreu, no dia 16 de janeiro, o Laboratório Aberto, na sala 14, da Escola n.º 2 de Avelar. Destinado aos alunos dos 5.º e 6.º anos desta escola, contou com um conjunto de estações laboratoriais de Física, Química e Ciências Naturais. Esta foi uma atividade que teve a colaboração das Bibliotecas Escolares do AEA, integrada na Semana da Ciência, e que decorreu entre 14 e 18 de janeiro.

    O Laboratório Aberto foi organizado, tendo em conta que cada grupo-turma iniciava a visita com a visualização de dois pequenos vídeos: “1 minuto de astronomia” e “A Química do sal”, os quais foram o mote para uma pequena conversa com os alunos de modo a reconhecerem a importância destas ciências no mundo que os rodeia. Na segunda parte da atividade, os alunos percorreram as várias estações laboratoriais as quais apresentaram, entre outros, conceitos diversos como a fosforescência da sinalética de segurança existente no laboratório, a combustão do metal magnésio da qual resulta a emissão de uma luz branca de forte intensidade, as reações ácido-base e de precipitação ou a dispersão da luz.

    No que respeita às Ciências Naturais, os alunos tiveram oportunidade de simular uma erupção efusiva, realizaram observação ao Microscópio Ótico e foram desafiados a identificarem os órgãos do corpo humano. Divertiram-se com as ilusões de ótica. Os alunos realizaram as atividades sempre com muito empenho e interesse, tendo o tempo passado a correr! Um dos objetivos nestas atividades laboratoriais foi incutir nos alunos a necessidade de respeitarem as regras de segurança na utilização do material, de modo a que todos pudessem ter uma aula diferente, mas com toda a segurança. Como conclusão, podemos dizer que foi com muito entusiasmo que os alunos participaram nas diversas atividades propostas, sendo visível o interesse demonstrado, refletido no seu bom comportamento nesta atividade.

Os professores dinamizadores: Mário Marinho e Madalena Ferreira

Voltar