Laboratório Aberto- Semana da Ciência

04-02-2015 18:14

    Decorreu no dia 21 de janeiro mais uma edição do Laboratório Aberto, integrada na Semana da Ciência. Assim, a sala 14 (laboratório de Físico-Química e Ciências Naturais) da Escola Básica N.º 2 de Avelar tinha preparada para os alunos do 4.º, 5.º e 6º anos várias “estações laboratoriais” destas disciplinas, com o respetivo protocolo ou, para os mais pequenos, “como fazer? “. Para se ter uma ideia de como cada turma passava os cerca de trinta minutos da visita, poderemos enumerar as seguintes atividades:

    a) visualização de 5 minutos do filme Uma verdade Inconveniente, que teve como objetivo sensibilizar os alunos para a problemática das alterações climáticas, referindo p.e os gases de Efeito de Estufa (Dióxido de Carbono, Metano). Explicou-se que as disciplinas de Química, Física e Ciências Naturais são fundamentais, para que cada um de nós perceba o seu papel na proteção da “saúde ambiental do nosso maravilhoso planeta azul”.

    b) os alunos, divididos em grupos, percorreram as “estações laboratoriais” (p.e. “jogar pingue-pongue sem raqueta!”; “Um submarino na garrafa”; “Incolor + Incolor= Incolor?”; “O vulcão”; “ O escudo invisível”, entre outras), onde cada um teve a oportunidade de experienciar  e arregalar os olhos perante a surpresa do que iam vendo. Uma das grandes surpresas foi a escrita invisível, onde se pretendia que o aluno descobrisse a mensagem escrita da “tinta” da solução mágica. No final da atividade de cada estação laboratorial, explicava-se aquilo que se havia visto e respondia-se a questões e dúvidas dos alunos.

    c) durante as atividades laboratoriais incutiu-se nos alunos a necessidade de respeitarem as regras de segurança do material usado e do laboratório, de modo a que todos pudessem  ter uma aula diferente  mas com toda a segurança, onde se esteve sempre a girar pela sala e se aprendeu muito num ambiente descontraído mas responsável.

Prof. Mário Marinho

Voltar