Mensagem da Direção

21-11-2011 22:50

 

Estimados PAIS e ALUNOS,

    No primeiro número, deste ano letivo, do jornal “Palavrinhas” a direção gostaria de vos contar uma pequena história:

    Era uma vez, um viajante que percorrendo uma estrada deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros com as suas ferramentas trabalhavam na fundação do que parecia ser um importante projeto. O viajante aproximou-se curioso e perguntou ao primeiro deles o que estava a fazer. "Estou a partir pedras, não vê? Isto é muito difícil, as minhas costas doem, as minhas mãos estão feridas, eu não suporto mais este trabalho!" Ele expressava no semblante um misto de dor e sofrimento.

    Não satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta. "Eu ganho a vida! Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui, estou conformado, porque levo o pão de cada dia para a minha família.", respondeu.

    Mas o viajante queria saber o que era aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro: "O que está a fazer?" Este respondeu: "Estou construindo uma Catedral!"

    Três pedreiros, três respostas diferentes para o mesmo trabalho. Cada um manifestou a sua própria visão. Para o primeiro, o serviço significava dor e sofrimento. Um sacrifício que tornava a ação muito mais penosa e lhe fazia mal. O segundo pedreiro manifestou indiferença. Estava conformado, mas não realizado. O trabalho nada lhe significava e ele só o fazia por obrigação. Já o terceiro pedreiro tinha consciência da importância do que fazia. Desempenhava o sentimento elevado de participar de uma grande realização, o que lhe dava muito mais força, energia, ânimo e felicidade.

    Pais e alunos,

    Todos nós temos muitas catedrais a serem construídas ao longo da nossa vida pessoal, profissional e espiritual. Transformem as dificuldades em desafios e os desafios em conquistas. A vossa e a nossa missão enquanto educadores é ajudar no processo de formação daqueles que nos são mais queridos. No vosso lar têm a semente de um futuro melhor. Reguem-na sempre com amor, eduquem-na para a vida com compreensão mas também com limites, com regras justas e disciplina. É pensando assim que solidificamos valores essenciais como a ética, a disciplina, a solidariedade, a cidadania e os bons resultados escolares.

    Parabéns pelo filho responsável e cumpridor dos seus deveres escolares.

    Votos de FESTAS FELIZES!

......................................

A Diretora

Ermelinda do Carmo Coutinho Mendes

Voltar