Missão País na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM)

24-01-2019 16:10

    A EBSPJM abre, pelo segundo ano consecutivo, as portas à Missão País.

    A Missão País é um projeto universitário que tem como objetivo despertar e lembrar valores através do testemunho de jovens que se entregam ao serviço da caridade alimentados pela fé e esperança na construção de um mundo melhor. É um movimento católico que se desenvolve em várias faculdades do país. Começou em 2003 na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Nova de Lisboa (FEG-UL) com 20 missionários. Em 2019, o projeto conta com 55 missões com mais de 3000 alunos.

    Numa época em que a decadência de valores, a falta de respeito pelos Direitos Humanos e a violência estão em crescimento, as escolas devem ser promotoras de atividades que contrariem esta tendência.

    Nesse contexto e no âmbito do Plano de Cidadania e Desenvolvimento, a EBSPJM acolheu a Missão País durante a semana de 21 a 25 de janeiro. Durante estes dias, cerca de 50 jovens da FEG-UL repartiram-se entre a animação dos intervalos com música e alguns jogos, pela presença nas aulas de Educação Moral e Religião Católica e nas aulas de Economia dos alunos do secundário. Esses jovens deram testemunho do seu trabalho de entrega aos outros e de vivência de valores construtivos, através da dinamização de atividades, sempre com muita alegria e um sorriso estampado no rosto.

    Além das atividades desenvolvidas na escola das quais faz parte uma peça de teatro no Centro Cultural de Ansião, no dia 25 de janeiro, estes jovens católicos universitários realizaram várias atividades na comunidade: visitas aos lares de idosos, vigílias, uma caminhada e participação nas cerimónias religiosas da paróquia de Ansião.

 

Professora Paula Cotrim

 

Voltar