NOTÍCIAS DO JIF de Chão de Couce

06-04-2017 08:58

Alunos celebram o inverno

Durante o mês de janeiro e fevereiro, explorámos o inverno, o ciclo da água e os seus diferentes estados, os animais que vivem no gelo e no mar. Fizemos aguarelas e pinturas com gelo. Também construímos um livro que ilustrámos com pinturas e  desenhos em acetatos. O livro chama-se “Fui ao polo Norte”.

Na escola, também inventamos uma canção sobre  inverno. A música é da canção “ Machadinha”.

Aqui fica a nossa canção:

Escuta, escuta o ventinho!

Escuta, escuta o ventinho!

Sopra a nuvem para este lado.

Sopra a nuvem para este lado.

 

Se for chuva é fresquinha,

se for chuva é fresquinha,

se for granizo é gelado,

se for granizo é gelado!

 

Mas o que eu quero é neve fofinha,

Mas o que eu quero é neve fofinha!

Neve fofinha para brincar,

Neve fofinha para brincar,

Fazer bonecos e esquiar!

Fazer bonecos e esquiar!

A educadora Paula Maricato

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Cantilena

 

“Fui ao Polo Norte”

 

Esta Cantilena foi elaborada no âmbito do tema: animais do gelo.

Partindo desta cantilena, as crianças ilustraram e elaboraram um livro. Estes registos escritos/histórias estão a ser divulgados junto das famílias através das Histórias Vai e Vem, com o objetivo de promover a leitura e estreitar os vínculos: criança-escola-famílias.

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco a motor

Vi uma baleia cheia de calor

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco de fio

Vi uma foca cheia de frio

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco de jornal

Barum barum

Vi ao longe um narval

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum


num barco de ar

Barum barum

Vi ao longe um papagaio do mar

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco a remar

Barum barum

Vi ao londe um urso polar

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco sem porta

Barum barum

Vi ao longe uma grande orca

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco de amendoim

Barum barum

 

Vi ao longe um pinguim

 

Fui ao Polo Norte

Barum barum

num barco de nós

Barum barum

Vi ao longe dois esquimós.

A educadora Paula Maricato

-------------------------------------------------------------------------------------

  • Carnaval no JIF de Chão de Couce

 

    O Carnaval é uma festa muito divertida, onde as crianças podem dar asas à sua imaginação. Este ano as crianças do JI de Chão de Couce receberam a visita da palhacinha Flora, uma amiga e protetora da natureza. Flora adora o verde e entre muita confusão e trapalhadas procurou ensinar as crianças a respeitarem e protegerem a natureza. Houve muitas gargalhas, surpresas e até magia…

 

    As crianças do JI e do 1.º ciclo, assim como os adultos, divertiram-se muito com esta visita. Mas para a Fora não se sentir sozinha os meninos do JI fizeram palhaços de pano, que levaram para casa. Nesta atividade, aprenderam a valorizar a reutilização de materiais de forma criativa e divertida.

    Houve ainda tempo para plantarmos os morangos dos AMIGOS, porque os morangos também são corações…

 

A educadora Paula Maricato

 

 

Voltar