O AE de Ansião granjeou o Prémio “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho

24-01-2020 10:03

    O Prémio “Ciência na Escola” é uma iniciativa que a Fundação Ilídio Pinho dinamiza, destinada a todos os níveis de ensino não superior com os objetivos de desenvolver vocações e orientar os jovens para as ciências; alargar o interesse pelas ciências nas comunidades locais, envolvendo nos projetos as famílias e as empresas; e ajudar a reconhecer a inquestionável relevância social e económica da Ciência.

    Assim, todos os anos, a Fundação abre um concurso anual de ideias para projetos de natureza científico-pedagógica nas áreas das ciências, organizado por escalões etários e subordinado a um tema orientador. Os projetos são avaliados com base em diversos critérios como o valor da ideia, a originalidade, a ligação ao tecido social e a utilidade potencial do mesmo. Em cada escalão, são selecionados os melhores projetos que recebem um financiamento destinado a cobrir gastos com a sua execução. No final, e concretizados os projetos, são selecionados os 100 melhores para participarem numa Mostra Nacional onde se anunciam os vencedores que receberão um outro prémio monetário.

    No ano letivo 2018/19, o tema geral do concurso foi “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento de Portugal”. O AEA aceitou o desafio e participou com dois projetos, um envolvendo o 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e outro envolvendo o Ensino Secundário (ES).

    O projeto do 3.º CEB, intitulado “O nosso mundo numa Tabela”, pretendeu ser uma celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica (2019) decretado pela UNESCO. Assim, os nossos alunos construíram, em conjunto, uma Tabela Periódica gigante e interativa que esteve em exposição no átrio de entrada da escola. Foi também levado a cabo um peddy-paper que contou com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola sede e da Câmara Municipal de Ansião. Este projeto permitiu familiarizar os nossos alunos, e não só, com este ícone científico, a sua importância e toda a informação essencial que ela contém.

    O projeto do ES foi desenvolvido pelos alunos de Química do 12.º ano e foi chamado de “CasBat”. Com este projeto, os alunos pretenderam desenvolver uma alternativa aos plásticos comuns: um plástico feito a partir de cascas de batatas! Ou seja, um plástico mais ecológico e sustentável. Os alunos trabalharam também na construção, desenvolvimento e divulgação desta ideia, criando inclusivamente um logótipo para a mesma e uma página de facebook: https://www.facebook.com/casbatbiodegraadavel/.

A nível nacional foram apresentados à primeira fase do concurso 1390 projetos. Ambos os projetos apresentados pelo AE de Ansião foram selecionados para passar à segunda fase, tendo ganho os dois um prémio monetário de 500 €. Concluída a segunda fase do concurso, foram selecionados os 100 melhores projetos que se deveriam apresentar na Mostra Nacional. Entre os 100 melhores, encontra-se o projeto CasBat! Poderão encontrar a lista dos prémios vencedores no site da Fundação: https://www.fundacaoip.pt/16a-edicao-20182019/.

É assim de louvar e parabenizar o empenho dos alunos e professores em ambos os projetos concretizados com muito entusiasmo e empenho por todos os alunos envolvidos, tendo-se revelado uma grande mais valia nas competências desenvolvidas, o que certamente, a longo prazo, trará os seus devidos frutos decorrentes da formação integral dos nossos alunos.

 

A professora Rosa Gonçalves

 

Voltar