O Agrupamento de Escolas de Ansião acolheu professores estagiários (Erasmus +)

23-06-2017 13:12

    O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) acolheu três estagiários, oriundos da Universidade Ljubljana, Eslovénia. Estes alunos/professores encontram-se a concluir o Mestrado em Educação Especial e vieram desenvolver os seus estágios no âmbito do projeto Erasmus+, no período compreendido ente 30 de março e 5 de junho. Os estagiários, duas raparigas, Tinka e Irena, e um rapaz Matic, desenvolveram as suas atividades junto dos nossos alunos da educação especial nas várias escolas do agrupamento. Os estagiários estiveram no Jardim de Infância de Ansião, nas turmas 3, 4 e 7, da Escola Básica do 1.º ciclo de Ansião, na Unidade de Multideficiência desta mesma escola, na Escola Básica n.º 2 de Avelar, na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, na Unidade de Ensino Estruturado e no Centro de Recursos para a Educação Especial desta mesma escola (aí assistiram às terapias, Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Fisioterapia do Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIPenela). Além disso, acompanharam os alunos com Plano Individual de Trabalho à CERCIPenela.

    Foi com grande satisfação e alegria que pudemos observar o seu envolvimento e empatia com os nossos alunos e restante comunidade escolar. Os docentes que os acompanharam referiram a sua motivação, empenho, competência, simpatia e boa integração junto dos nossos alunos. É com tristeza e até já com alguma saudade que os vimos partir.

    Os nossos agradecimentos a todos aqueles que, carinhosamente, os acolheram no seio das suas aulas, nomeadamente, os docentes do departamento de educação especial, os docentes titulares de grupo/turma e os assistentes operacionais. Todos nós tivemos a oportunidade de melhorar as nossas competências pessoais e profissionais, nomeadamente as linguísticas.

    Um bem-haja a todos os que contribuíram para o sucesso desta experiência!

    Aos estagiários, por terem escolhido o nosso agrupamento para a realização do estágio e aos docentes de educação especial por terem mobilizado todos os seus conhecimentos e experiências profissionais para lhes transmitirem.

    Foi certamente uma experiência muito enriquecedora para todos os que estivemos envolvidos e esperamos muito em breve poder vir a repetir a experiência!

 

Educadora Teresa Lourenço, Agrupamento de Escolas de Ansião

Voltar