O Agrupamento de Escolas de Ansião aderiu ao projeto “EUNICES PARA O MUNDO”

20-05-2021 18:22

    Com o objetivo de incutir princípios de cidadania e de solidariedade nos nossos alunos, capacitando-os para se tornarem cidadãos conscientes e agentes de mudança, o Clube Solidário do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) associou-se ao projeto “Eunices para a Mundo”, preconizado pela ONG “Mães para o Mundo”, com a elaboração de pequenas bonecas feitas com meias desemparelhadas (por ser um material reciclado e leve), tendo como finalidade distribuí-las a crianças da Guiné-Bissau, de maneira a contribuir para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças mais desfavorecidas.

    O resultado deste projeto foi visivelmente um sucesso, logo desde a sua divulgação.

    Com o envolvimento da comunidade escolar em geral, desde alunos, respetivas mães e avós, irmãos e irmãs, assistentes operacionais e também vários docentes, foram elaboradas mais de cem Eunices para distribuir a crianças que, decerto, lhes irão saber dar imenso valor.

    Na verdade, nós, que tanto temos ao nosso dispor, ao olharmos para uma bonequinha destas, pouco valor lhe poderemos atribuir. Poderemos até pensar que as crianças não lhes irão dar importância, irão abandoná-la a um canto a qualquer momento… Mas a realidade é outra…. Ao visualizarmos um dos filmes de divulgação do projeto, ficámos bastante sensibilizados, pois constatámos que aquelas crianças recebem, abraçam e embalam as bonequinhas com tal carinho, como se fossem os brinquedos mais preciosos do mundo!!!

    Assim, todas as turmas participaram, conforme puderam e souberam, neste projeto, tendo sido organizada uma exposição final com os bonequinhos manufaturados.

    Os alunos aderiram a esta iniciativa “de coração aberto”, mostrando vontade em contribuir para a Felicidade dos meninos que, tal como eles, têm o direito a brincar. Afinal “brincar é um dos direitos definidos na Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças e é também uma forma de aprendizagem” (Dra. Sílvia Moscoso).

    Pudemos observar, mais de perto, como exemplo de dedicação e vontade de ajudar estas crianças, o trabalho realizado pelos alunos do quinto ano, turma B. Tendo o seu projeto anual como tema “Solidariedade Abrangente”, esta atividade inseria-se perfeitamente nos seus objetivos: aproveitar materiais a que já não se dá uso, reciclando e protegendo a Natureza; sensibilizar para o respeito pelo Outro e, nomeadamente, pelos que precisam de carinho, proteção e atenção; criar um ambiente em que todos vivam em harmonia (pessoas, animais e plantas).…

    A estes objetivos vieram juntar-se mais dois, não menos importantes: estreitar laços entre os alunos e os seus familiares, os seus pares e os seus docentes, e desenvolver competências sociais (saber ouvir, pensar, decidir, apoiar, colaborar…), as quais poderão vir a ser cruciais para o seu futuro e para a sua participação na Sociedade e no Mundo….

 

“Vamos fazer Eunices para o Mundo, amanhã, às 19 horas, no Classroom de Cidadania? Levem as vossas mães, pais, irmãs, irmãos, tias, avós, amigas…dentro das regras do confinamento, claro!! Não se esqueçam das meias, dos trapinhos, das agulhas, das linhas, da cola, da tesoura...”.

 

Foi com este repto que se fez o convite aos nossos alunos e aos seus familiares para participarem num encontro on-line onde trabalharam, em conjunto, onde partilharam ideias e técnicas…, e onde deram forma a algumas “Eunices”.

    Estiveram presentes não só alunos, como também as suas mães, alguns irmãos e irmãs e as professoras de Cidadania, Lucília Mateus, e de Educação Tecnológica, Laurinda Vaz…

    Todos se agarraram às suas meias, enfiaram agulhas, cortaram, coseram, colaram, enfeitaram… As mães, atentas, colaboravam com os filhos, dando-lhes orientações e pegando-lhes nas mãos para os ajudarem nas suas tarefas…

    Foi maravilhoso ver o envolvimento da família, a entreajuda, a simplicidade, o carinho e o sorriso das crianças quando começaram a ver a “obra” a tomar forma…

    Note-se que o mais importante que ficou deste encontro, no Classroom, não foi propriamente o resultado obtido, mas principalmente o amor e o carinho que os alunos e familiares partilharam, durante hora e meia que durou o evento, e o empenho com que o fizeram.

    Alguns Encarregados de Educação que não puderam estar presentes, no Classroom, deram também o seu contributo, ajudando os seus filhos a preparar uma bonequinha em casa…

    Alguém comentou a propósito deste projeto: “Este projeto não é apenas uma articulação entre as áreas de Educação Moral Religiosa Católica; Cidadania e Educação Tecnológica, é acima de tudo uma atividade que envolve toda a escola, as famílias e restante comunidade educativa envolvendo e recolhendo emoções e muito carinho, os quais vão correr mundo acabando por abraçar todos aqueles que receberem estas bonecas…”

    Na realidade, quando chegarem aos seus destinos, estas “Eunices”, mais do que bonequinhas, levam dentro de si um coração cheio de amor, carinho, atenção, preocupação e amizade, e muitas outras emoções partilhadas pelos nossos alunos e por todos nós… E isso é tão gratificante!

 

“Mães generosas, Filhos poderosos!

Pouco parece, mas muito se oferece!

O nosso carinho e a nossa Amizade,

Abraçam a Solidariedade!”

Professora Laurinda Vaz (E.V. e E.T.)

 

Franca Santos (Coordenadora do projeto na Escola)

Lucília Mateus (Diretora de turma do 5.º B)

 

Voltar