O Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

31-01-2022 15:16

    No dia 27 de janeiro assinalou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, de acordo com o implementado através da Resolução 60/7, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

    As comemorações decorreram nas Escolas Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e Escola Básica N.º 2 de Avelar. Esta comemoração pretendeu fazer com que os nossos alunos e restantes elementos da comunidade educativa não esqueçam o genocídio, em massa, de seis milhões de judeus pelos Nazis. Este é considerado um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória e pretende-se educar para a tolerância e a paz, alertando para o combate ao antissemitismo.

    O tema que marcou as iniciativas oficiais deste ano é «Memória, Dignidade e Justiça». Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre este tema é um imperativo global para a terceira década do século.

    O ato de relembrar traz dignidade e justiça para aqueles que os perpetradores quiseram apagar da história. Para recordar os milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas, assassinadas pelo regime nazi, os alunos e professores do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, do Clube Europeu, da Rádio Bora Lá, e das Bibliotecas Escolares do Agrupamento organizaram um conjunto de atividades: um programa de rádio; um momento musical, de aluno e professor, com o tema do filme A Lista de Schindler e apresentação de imagens do filme; a declamação de um poema; momentos de reflexão sobre vídeo passado nas televisões e em aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento; e exposições evocativas das vítimas dos campos de concentração.

    O poema declamado por uma aluna de 10.º ano foi retirado da obra Se isto é um Homem, de Primo Levi. Este químico italiano descreve, na primeira pessoa, todos os horrores sofridos na sua passagem pelo campo de concentração de Auschwitz, relatando a degradação humana nas suas mais diversas facetas. Este é um relato muito duro sobre o pior que um ser humano pode infligir a outro ser humano.

    Vamos sempre lembrar para não esquecer e não repetir!

Professora Isabel Serra

 

Voltar