O Agrupamento de Escolas de Ansião Comemorou o seu “Dia Aberto”

24-04-2015 17:29

No passado dia 17 de abril comemorou-se o Dia Aberto, congregando na escola sede o Dia das Ofertas Formativas, a inauguração da Escola TV e da Estação Metereológica, o Encontro Com Artes e o seu Sarau Cultural

    A Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello dinamizou o Dia das Ofertas Formativas – “O Amanhã na tua Escola … a preparar o teu Futuro”

    Este dia foi destinado a divulgar as ofertas formativas do Agrupamento junto dos alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade das nossas escolas e de escolas vizinhas e das ofertas formativas de instituições de ensino superior e do Exército Português aos alunos dos 11.º e 12.º anos do Agrupamento e, ainda, ajudar os alunos na difícil tarefa de escolher o seu percurso formativo.

    As diferentes áreas disciplinares e departamentos curriculares, os professores dos cursos vocacional, de educação e formação e profissional e os alunos mostraram o que de melhor se faz no nosso Agrupamento. Foram muitas as atividades, desde exposições, filmes, experiências laboratorias, jogos interativos, peças de teatro, entrevistas e reportagens fotográfica e televisiva, inauguração da Escola TV e da Estação Metereológica, concertos, workshops diversos, etc. Uma enorme variedade de atividades que mobilizou alunos, professores, assistentes operacionais, representantes de instituições de ensino superior e Exercíto, Bombeiro Voluntários de Ansião e a direção.

    No decorrer das atividades, registaram-se momentos que vale a pena destacar, como foi o caso da inauguração da Escola TV e da Estação de Meteorológica.

    A Escola TV é um projeto que se iniciou com o Projeto Comenius Régio Healthy and Wealthy in Europe, em parceria com o Município de Ansião e a Escola e Município de Kaarina, na Finlândia, e que agora se tornou visível à comunidade escolar. Foi já muito o trabalho levado a cabo não só pela direção e equipa do Projecto Comenius Regio, como também pelos alunos e professores do Curso Profissional de Técnico de Multimédia de 11.º Ano, pelo GTSI (Gabinete de Texto Som e Imagem) e equipa da Escola TV.

    A Estação Meteorológica consiste num projeto de articulação interdisciplinar da turma do 7.ºB. Estiveram envolvidos os alunos do 1.º ano do curso vocacional e a disciplina de Artes e um aluno do 12.º D, na disciplina de Geografia. Pretende-se, com este projeto, a recolha semanal de dados relativos aos principais elementos climáticos (temperatura, precipitação, pressão atmosférica e humidade relativa), os quais serão posteriormente analisados e tratados graficamente pela turma do 7.º B.

    Na atividade estiveram envolvidos 202 alunos de 9.º ano de escolaridade das 5 turmas do Agrupamento, das 3 turmas do Instituto Vasco da Gama e das 3 turmas da Escola Básica Infante D. Pedro de Penela, que fizeram visita às diferentes salas acompanhados por alunos do ensino secundário e docentes. Estiveram, ainda, envolvidos na orientação formativa, 8 turmas dos 11.º e 12.º anos.

    Ao longo do dia, registaram-se muitas dinâmicas com o objetivo de proporcionar aos jovens informação sobre os diversos percursos formativos, através da realização de atividades que congregaram e entusiasmaram os alunos e os restantes elementos da comunidade. Os alunos foram incentivados à descoberta e conhecimento das oportunidades educativas, formativas e profissionais, bem como à reflexão e decisão sobre as escolhas a efetuar.

    As atividades propostas foram muito criativas, tendo mesmo superado os objetivos inicialmente propostos. Os diferentes ambientes criados foram altamente motivadores e as dinâmicas estabelecidas deixaram uma impressão muito positiva nos alunos e professores de outras escolas que nos visitaram e ainda nas instituições de ensino superior e outras convidadas.

    O sucesso deste dia é também devido à muito boa organização da equipa das ofertas formativas e à simpatia e disponibilidade de todos os intervenientes, pelo que se agradece o contributo e empenho de todos na dinamização e organização das atividades.

A direção

Voltar