O agrupamento de escolas de Ansião homenageia David Sassoli

24-01-2022 15:45

    Na segunda-feira, dia 17 de janeiro, o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) participou numa cerimónia de homenagem ao Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, que faleceu no dia 11 de janeiro de 2022.

    Esta cerimónia, realizada por videoconferência, foi uma iniciativa da Dr.ª Isabel Baltazar, Coordenadora Nacional do EPAS (European Parliament Ambassador School Programme), no qual a Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM) se integra desde 2017.

    Nesta cerimónia, estiveram presentes mais de 50 escolas portuguesas de norte a sul e ilhas, tendo marcado presença, em representação da EBSPJM, a Diretora, três professoras e dois alunos embaixadores juniores deste projeto.

    Foi uma cerimónia simples, mas sentida, que se iniciou com uma breve introdução da Dr.ª Isabel Baltazar, seguindo-se o Hino à Alegria, a 9.ª Sinfonia de Beethoven, a audição de uma mensagem que David Sassoli tinha endereçado às Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu de toda a Europa e um sentido minuto de silêncio e pesar pela partida deste Europeísta convicto e dedicado que acreditava numa “Europa que inova, numa Europa que protege e numa Europa que ilumina”.

    Esta homenagem terminou com a partilha de alguns testemunhos das diversas escolas presentes, sendo a mensagem do AEA elaborada pelo embaixador júnior Pedro Madruga, aluno de 12.º ano, que partilhou o seguinte:

«Hoje recordamos a memória de alguém que se confundia com os conceitos de sorriso, liberdade e Europa.

Relembro a última declaração pública de David Sassoli: Fronteiras, em alguns casos, tornaram-se as fronteiras entre a moral e a imoralidade, entre a humanidade e a desumanidade. Muros erguidos contra pessoas que pedem abrigo do frio, da fome, da guerra, da pobreza e Sassoli, era o melhor para falar de muros, pois, em 1989, estava junto dos jovens europeus a assistir à queda do muro de Berlim e ao erguer de uma nova Europa. Desde essa altura, o seu percurso é um legado único, fiel aos valores da democracia, da liberdade, da fraternidade e da igualdade, na defesa da justiça e da solidariedade, um homem bom que vai fazer muita falta à Europa.

E, por isso, a maior homenagem que todos lhe podemos fazer é recordar para sempre o que David Sassoli defendia e o que para ele era a democracia e o futuro da Europa: derrubar muros e construir pontes entre culturas, países e pessoas.

Ciao David».

    No seguimento desta homenagem, também no dia 20 de janeiro, a Rádio Escola de Ansião, “Rádio Bora Lá” e os alunos do Programa da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu dedicaram o seu programa da hora de almoço a lembrar e homenagear esta figura ímpar da história atual da nossa Europa. 

    Mas a maior homenagem que todos lhe podemos fazer é praticar, todos os dias, aquilo que foi o seu lema, ‘derrubar muros’ e ajudar os mais frágeis nesta Europa que é ponto de chegada de tantos imigrantes que procuram uma vida mais digna.

 

Professoras Isabel Serra e Maria José Cristóvão – EPAS – AE de Ansião

 

Voltar