O Agrupamento de Escolas de Ansião na Conferência sobre o Futuro na Europa

22-10-2021 23:04

Participação de embaixador Júnior do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, na conferência sobre o Futuro da Europa.

    Como dizia Padre António Vieira, «Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos.». A nossa ação, na realidade, revela-se muito naquilo que fazemos, no que, de forma apaixonada, fazemos a bem da Sociedade!

    Durante o último ano letivo (2020/21), o nosso trabalho, no âmbito do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE) e do Clube Europeu (CE), reinventou-se, nunca se afastando dos valores que estão subjacentes a estes projetos e à própria União Europeia.

    O uso das plataformas digitais, como o Instagram, o Spotify ou o YouTube, projetaram-nos para o futuro e alinhámo-nos, entre outros projetos, com as potencialidades da voz através da criação e gravação do podcast “Ruído de Fundo”. Em quase 300 minutos de áudio, discutimos temas como a democracia, o bullying, o holocausto, a tecnologia, a história, a pandemia, a igualdade de género, a saúde, o desporto e, claro, a Europa. Para além destes episódios, realizámos vários vídeos, abordando diversas temáticas, nomeadamente sobre a pandemia provocada pela Covid 19, o 25 de abril ou o Dia da Europa.

    O (re)nascimento de um CE mais digital, somado à equipa que dele fez parte, com todos estes projetos desenvolvidos em plataformas online e na escola, permitiram que fôssemos selecionados pela coordenação nacional para o European Parliament Ambassador School Programme (EPAS School Exchange), onde eu, em conjunto com mais 5 embaixadores juniores de outras escolas nacionais, representei o nosso país nos fóruns internacionais que tiveram lugar nos dias 25 de setembro e 9 de outubro.

    A Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello esteve, assim, representada em conjunto com outras cinco escolas portuguesas nestas sessões, online, e que contaram ainda com a participação de outros alunos de escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu da Áustria e Luxemburgo, bem como de alguns Eurodeputados destes três países, especialistas nos temas debatidos.

    Na sequência da aproximação da Europa e dos Jovens e da “Nova Geração Europeia”, a iniciativa do Parlamento Europeu quis dar voz aos jovens subscrevendo os temas: “A importância do Estado de Direito”, “O papel da União Europeia no mundo” e “Políticas de Educação - como funciona a Europa”, perspetivando o FUTURO DA EUROPA.

    A discussão, dividida em duas partes, consistiu na criação de três grupos com o objetivo de cada grupo se focar num dos temas. Estes grupos partilharam e trocaram ideias e diferentes pontos de vista sobre os temas. No final, as conclusões foram apresentadas e debatidas com os Eurodeputados presentes.

    Temos esperança que a voz dos jovens seja ouvida por aqueles que nas instituições nacionais e internacionais nos representam e decidem sobre o Futuro de todos Nós!

Pedro Madruga, aluno de 12.º Ano,

Agrupamento de Escolas de Ansião

 

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