Padrinhos e Afilhados no Agrupamento de Escolas de Ansião

25-09-2014 18:40

    O título pode parecer irónico, mas não o é, de todo. Efetivamente, receberam este estatuto de padrinhos/afilhados os alunos do agrupamento que a tal se candidataram no final do ano letivo passado e respondendo a um desafio lançado pela direção deste agrupamento.

    O desafio resultou de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas de Ansião e o projeto CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social MAIS Ansião) que tem vários objetivos de intervenção e se integra em diferentes eixos, nomeadamente através de ações que promovam a capacitação da comunidade, visando o aumento da participação cívica e intervenção comunitária e das instituições. Assim nasceu o projeto do Apadrinhamento Escolar e, no dia 15 de setembro, realizou-se nas duas escolas a primeira sessão oficial do Apadrinhamento Escolar, projeto que os alunos receberam com grande satisfação e empenho. Cada aluno do 5.º ano selecionou, aleatoriamente, um aluno dos anos escolares seguintes para seu padrinho/madrinha, este ou esta com funções muito definidas para acompanhar o seu afilhado, entre as quais estabelecer laços de amizade, acolhê-lo e inseri-lo no meio escolar, prevenir situações de bullying, sensibilizá-lo para o estudo e aplicação em toda a vida escolar, informá-lo e esclarecê-lo, estar atento às suas necessidades/dificuldades, entre outras.

    Os objetivos do projeto visam a promoção do sucesso escolar, a qual passa obviamente pela saudável e feliz integração dos alunos na escola, e fomentar atitudes, comportamentos e valores para formar cidadãos plenos e conscientes.

    O Apadrinhamento está feito e agora venham as amêndoas mais doces!

 

Professora Angélica Oliveira

 

Voltar