Palestra e debate sobre ”Prevenção do comportamento tabágico”

15-11-2011 22:45

    Dia Mundial do Não Fumador comemorou-se em Ansião e no Avelar

    No Agrupamento de Escolas de Ansião, comemorou-se o Dia Mundial do Não Fumador com uma Palestra, seguida de debate sobre ”Prevenção do comportamento tabágico”, dinamizada pelo Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (P.E.S.-E.S.) do agrupamento, em parceria com a equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Ansião. A palestra foi apresentada por alunos de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Leiria a estagiar neste Centro de Saúde, com a supervisão da Enfermeira Carlota Nunes. A atividade decorreu no âmbito do DL/60 de 2009 e da Portaria 196-A/2010 para todos os alunos do 7.º ano de escolaridade, que estiveram acompanhados por docentes dos respetivos conselhos de turma e por encarregados de educação, duas na escola de Avelar e três na escola de Ansião.

    Como tem sido hábito, a atividade foi divulgada com antecedência no Portal do Agrupamento, nas salas de professores e entradas dos edifícios das escolas, junto da Associação de Pais e ainda foi enviado convite a todos os encarregados de educação dos alunos destinatários, turmas A, B, C, D, E, F e G do 7.º ano.

    Foram dinamizadas duas sessões, no dia 4 de Novembro, pelas 9h05, no Avelar, e no dia 8 do corrente mês, pelas 16h00, em Ansião, onde foram abordados assuntos como: de onde vem o tabaco? qual o seu processo de fabrico? de que formas se apresenta? quais os constituintes do fumo do cigarro? porque fumam os jovens? o que pode acontecer em situações de abstinência? quais as consequências do consumo de tabaco a curto e a longo prazo? o que é um fumador passivo? quais as vantagens em não fumar? Como fazer para deixar de fumar?. No final da sessão, ainda foi apresentado um pequeno o filme sobre o tema, cumprindo-se assim e integralmente os objetivos preconizado pela equipa PESES:

- conhecer os malefícios do tabaco;

- sensibilizar para as vantagens de uma vida sem tabaco;

- educar para a prevenção de hábitos tabágicos e algumas perturbações/doenças respiratórias e alérgicas consequentes dos mesmos;

- refletir sobre as causas que levam os jovens a iniciar e a manter os hábitos tabágicos.

 

Os alunos em geral mostraram-se participativos durante as sessões, conforme documentado nas fotografias tiradas. No final, foram distribuídos certificados de presença a todos os adultos presentes.

Feita e analisada a avaliação das sessões por meio de um questionário escrito, as encarregadas de educação mostraram o seu agrado pela existência deste tipo de sessões, assim como os alunos e os professores acompanhantes.

 

A equipa do PESES, professoras Fátima Lopes e Madalena Ferreira

Equipa P.E.S.-E.S. (agansião)

 

 

Voltar