Palestra do projeto “Plantas que cheiram e que curam”

10-05-2013 14:45

    O projeto “Plantas que cheiram e que curam” recebeu no dia 5 de maio, na Escola Básica N.º 2 de Avelar, um dos seus parceiros externos, o Jardim Botânico de Coimbra, na pessoa do seu diretor, Dr. Paulo Trincão, e da Dra. Catarina Reis.

    Esta sessão teve como finalidade a divulgação do projeto, essencialmente ao nível das atividades previstas, tendo contado com a presença de pais/encarregados de educação e alunos, com um elemento da direção do Agrupamento de Escolas de Ansião e com alguns professores, colaboradores desta iniciativa.

    Assim, a coordenadora do projeto e presidente da Associação de Pais das Escolas de Avelar e Chão de Couce, engenheira Manuela Marques, enquadrou o projeto na candidatura apresentada à Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, fez a apresentação do projeto (ver documento), salientando que este é um projeto destinado, sobretudo, a pais, e fez referência aos parceiros externos e internos envolvidos.

    Das várias atividades, salientou as que decorrem da implementação do Clube de Ciência e do Jardim de Ciência, nomeadamente a classificação de plantas, a organização de herbários e bancos de sementes, a dinamização da horta pedagógica e da estufa, esta já adquirida e em fase de montagem. Focou ainda a importante colaboração do Clube de Fotografia que, semanalmente, produz o registo fotográfico das atividades que vão sendo realizadas.

São já várias as atividades registadas, pelo que as galerias fotográficas podem ser consultadas em https://paiscomciencia.webnode.pt

Seguidamente, a coordenadora do projeto deu a palavra ao diretor do Jardim Botânico, que, na sua intervenção, destacou a importância do Jardim enquanto parceiro e colaborador deste projeto, reforçando o papel dos pais na implementação/dinamização das várias atividades/iniciativas apresentadas.

    Por sua vez, a Dra. Catarina explicou os objetivos e o conteúdo de alguns kits de apoio ao projeto, que vão estar disponíveis para pais e filhos.

     Aliás, destas duas intervenções resultou uma conversa informal, entre o público e os dois professores, que pôs a descoberto saberes, experiência e curiosidades sobre o jardim e as extraordinárias descobertas que lá podemos fazer. Foi interessante, entre muitas outras curiosidades, saber que a floração do nenúfar se realiza em três dias: no primeiro dia aparece uma flor branca, no segundo dia a flor desaparece, submergindo no lago, e, no terceiro dia emerge, mas, desta vez, com a cor cor-de-rosa.

    Como não podia deixar de ser, a conversa fez-se também à volta das plantas das Terras de Sicó, sem esquecer as orquídeas selvagens, cuja domesticação, ensaiada pelo professor Salazar, não passou de tentativa!

    Para terminar, todos os presentes foram convidados a participar num pequeno lanche, servido pelos nossos alunos do curso CEF – Serviço de Mesa.

Eng.ª Manuela Marques, coordenadora do “Projeto Plantas que cheiram e que curam”, em colaboração com os professores Mário Marinho e Margarida Meneses

Voltar